Tela2

O governador Carlos Moisés e o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Daniel Vinícius Netto, assinaram, na tarde desta quinta-feira, 9, a Licença Ambiental de Operação (LAO) para o funcionamento Linha de Transmissão que interliga a subestação Lages - área Industrial à subestação Parque Industrial Berneck. Com investimento de cerca de R$ 12 milhões, a linha vai garantir a instalação da nova fábrica da Berneck no município e irá ampliar o sistema elétrico da Serra Catarinense, melhorando a qualidade e a segurança do fornecimento de energia, além de gerar renda e emprego para a população com o aquecimento da economia regional.

“É um desafio a liberação de licenças ambientais. Fizemos todo o esforço para autorizar a operação. Para o Governo do Estado é muito importante fortalecer a indústria, o empresário catarinense, porque eles geram empregos, renda e qualidade de vida para a população. Nosso governo tem a bandeira da infraestrutura, acreditamos que todo investimento em Lages e nas regiões retornam para o estado. Somos sempre parceiros para novos empreendimentos em Santa Catarina”, disse o governador.

A autorização da LAO abrange a transmissão de 138 KV (quilovolts) em circuito simples, trifásico. O empreendimento compreende um trecho de aproximadamente 9,94 km de extensão. O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, reforça que a estrutura também beneficiará a rede da Celesc e empresas vizinhas, onde a Berneck fará a entrega do excedente da energia para diminuir a carga de rede já existente.

“As linhas de transmissão são importantes para atender os setores produtivos e a população catarinense, sendo autorizadas com responsabilidade necessária para continuarmos a progredir de maneira célere e garantir que Santa Catarina continue se desenvolvendo de forma sustentável”, disse Netto.

Conforme o presidente do IMA, o empreendimento não causa intervenção em áreas de Área de Preservação Permanente (APP), nem a necessidade de supressão de vegetação nativa, sendo totalmente comprometida com o desenvolvimento de programas ambientais como gerenciamento de resíduos sólidos; controle de processos erosivos, entre outros que são fundamentais para garantir a viabilidade ambiental da atividade.

O CEO da empresa Berneck, André Fauth, destacou que o apoio do Estado foi fundamental para a instalação da nova fábrica da companhia em Lages. Prevista para ser inaugurada em dezembro, a estrutura de R$ 1,6 bilhão vai oferecer 550 empregos diretos e 2,5 mil indiretos. “Vai beneficiar fortemente toda a região e a economia de Santa Catarina. A subestação é o coração da nossa indústria, e liberada representa o pontapé inicial para os testes que começaremos a fazer com os equipamentos. Sem o suporte do Estado não estaríamos instalando esse empreendimento a 90 quilômetros da outra fábrica que temos em Curitibanos. O apoio foi decisivo para a instalação da nova fábrica”, relatou.

A Unidade fabril está sendo construída às margens da rodovia BR-116, próximo ao limite entre Lages e Capão Alto. A nova fábrica terá capacidade de produzir 570 mil metros cúbicos de MDF e 450 mil metros cúbicos de serrados por ano. Os produtos serão destinados tanto para o mercado interno, quanto para o externo. A Berneck é uma empresa brasileira com quase 70 anos de história. Especializada em painéis MDP, MDF e HDF, além de Pinus e Teca serrados.

Imagem:Julio Cavalheiro/Secom