• Dengue

WhatsApp Image 2021 10 15 at 16.11.51

O Plano de Ação Territorial para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Planalto Sul (PAT Planalto Sul) foi lançado através de uma parceria entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e a  Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul (Sema-RS) em dezembro de 2019. Em junho deste, por meio do plano, foram publicados e divulgados o Sumário Executivo e Guia de Campo das Espécies Focais, material que acabou auxiliando na recente descoberta de uma nova população de espécie de cactos ameaçada de extinção, que é uma das espécies alvo do PAT.

O reconhecimento da planta foi levantado pelo engenheiro agrônomo e estagiário da Gerência de Biodiversidade e Florestas do IMA, Filipe Bernardi, que teve contato com o material do PAT Planalto Sul, e, por interesse pessoal, fez a leitura do Sumário Executivo e do Guia de Campo do plano para saber mais sobre o projeto e conhecer as espécies focais.

WhatsApp Image 2021 10 15 at 16.11.51 2

Como é observador e fotógrafo de aves, Filipe também realiza regularmente expedições para registros de espécimes, e numa dessas expedições, no município de Caxias do Sul, encontrou as populações de um cacto que lhe fizeram lembrar da espécie-alvo Parodia rechensis. Assim, Filipe fotografou as plantas e enviou para a coordenação do PAT, que consultou os botânicos colaboradores.

Uma equipe composta por técnicos do Jardim Botânico de Porto Alegre (JBPA/SEMA-RS) e do Museu de Ciências Naturais (MCN/SEMA-RS) visitou a área e confirmou a identificação da espécie. Além do técnico Ari Delmo Nilson, do JBPA, que estava presente na vistoria, foi consultado o biólogo e especialista em Cactaceae João Larocca, da Austroflora, que trabalhou por muito tempo pela manutenção das populações conhecidas da espécie.

A Parodia rechensis havia sido registrada apenas na localidade-tipo, em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul, de onde eram conhecidas as populações a partir das quais a espécie foi descrita. A espécie é criticamente ameaçada de extinção (CR) em três listas oficiais: IUCN Red List (nível global), Livro Vermelho da Flora do Brasil (nível nacional) e na Lista das Espécies Ameaçadas da Flora do Rio Grande do Sul (nível estadual).

WhatsApp Image 2021 10 15 at 16.11.51 1

As plantas ocorrem em afloramentos rochosos e suas principais ameaças são o extrativismo para fins ornamentais, o sombreamento causado pela vegetação (nativa e exótica) circundante que invade os afloramentos, além da presença de javalis. Ações serão direcionadas às novas populações, assim como às populações já conhecidas da espécie, como manutenção do habitat, ações de conservação ex situ e estudos sobre a biologia reprodutiva, cultivo e possível reintrodução.

Estaincrível descoberta reforça a importância de ações de divulgação para a proteção da natureza, ao mesmo tempo que é um importante resultado decorrente da implementação do PAT Planalto Sul. “Se eu não tivesse lido os materiais informativos do PAT-PS, as plantas teriam chamado a minha atenção apenas pela beleza, eu não teria dado a devida importância”, afirma Filipe.

Para acessar o Guia de Campo das Espécies Focais e o Sumário Executivo do PAT Planalto Sul, acesse:

https://ima.sc.gov.br/index.php/biodiversidade/planos-de-acao/pat-planalto-sul

Foto 1. Parodia rechensis na nova área de ocorrência. Foto: Priscila Ferreira.

Foto 2. Filipe Bernardi com uma das plantas. Foto: Priscila Ferreira.

Foto 3. Equipe durante a vistoria na área. Da esquerda para a direita: Priscila Porto Alegre Ferreira, Natividad Ferreira Fagundes, Martin Molz, Filipe Bernardi e Ari Delmo Nilson. Foto: Priscila Ferreira.