• Dengue

WhatsApp Image 2021 10 20 at 17.39.09 1

Nos dias 13 e 14 de outubro, os técnicos da Sede e das Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental (CODAMs) de Itajaí e São Miguel do Oeste realizaram uma visita técnica na empresa LACTEC em Curitiba/PR com o objetivo de verificar como é realizado o monitoramento da qualidade do ar no estado do Paraná, e buscar informações que possam subsidiar o início do monitoramento no estado de Santa Catarina.

O corpo técnico do IMA conheceu as atividades, tecnologias e serviços oferecidos pela LACTEC, e em relação às análises de qualidade do ar, foi apresentado à equipe, o laboratório que possui equipamentos de monitoramento de diversos poluentes atmosféricos, como ozônio, monóxido de carbono, óxidos de nitrogênio, material particulado e partículas totais em suspensão.

Duas estações de monitoramento da qualidade do ar: uma móvel, instalada nas dependências do LACTEC, e outra fixa pertencente à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar-Petrobras) no município de Araucária/PR, também fizeram parte do roteiro. As estações reúnem os equipamentos de monitoramento vistos no laboratório da empresa, além de um sistema de monitoramento hidrometeorológico.

Resumidamente, o processo de monitoramento consiste na captação do ar local e sua distribuição para medidores de diferentes poluentes atmosféricos. Após a medição, os dados gerados são prontamente enviados para a LACTEC para análise, validação e emissão de relatório.

WhatsApp Image 2021 10 20 at 17.39.09 2
Segundo os técnicos do IMA, uma estação fixa de monitoramento da qualidade do ar tem custos elevados de aquisição, manutenção e operação. A estação necessita ser permanentemente operada e mantida por técnico especializado. A equipe que participou da visita sugeriu a criação de um grupo permanente de trabalho no IMA para revisão de procedimentos, elaboração de documentos técnicos, treinamentos e organização de eventos na temática de qualidade do ar. 

Além disso, também apontaram a necessidade da dedicação integral de técnicos do IMA para gerenciamento do trabalho de monitoramento da qualidade do ar com excelência, já que o volume de trabalho a ser feito é grande e necessita de conhecimento técnico específico. Novas visitas técnicas e parcerias com instituições públicas e privadas, como universidades e órgãos ambientais estão sendo planejadas para buscar conhecimento e qualificar os servidores do IMA na área de gestão da qualidade do ar.

WhatsApp Image 2021 10 20 at 17.39.09

O monitoramento da qualidade do ar e divulgação dos resultados à sociedade é competência do estado de Santa Catarina (Art. 195 e 246 da Lei Estadual 14.675/2009 e Resolução Conama 491/2018). “É imperativo que o estado de Santa Catarina adote medidas para iniciar o monitoramento e gestão da qualidade do ar considerando a sua importância para nortear políticas de meio ambiente, saúde pública e até mesmo mobilidade urbana”, conclui o servidor do IMA, Wagner Fonseca.