IMG 20211215 094558 1

A segunda edição de coleta do Programa Penso, Logo Destino de 2021 ocorreu nesta quarta-feira, 15, com a coleta itinerante de lâmpadas, pilhas/baterias e eletroeletrônicos em 14 cidades da Grande Florianópolis. Foram coletadas 8.005 unidades de lâmpadas, 426 kg de pilhas e baterias e 3.814 kg de eletroeletrônicos.

Somente em 2021, as ações do programa somaram mais de 700 kg de pilhas; mais de 5.000 kg de eletroeletrônicos; 45 mil embalagens de agrotóxicos; quase 12 mil unidades de lâmpadas e cerca de 6 mil pneus. No total, foram coletados mais de 100 mil itens da Logística Reversa.

Image 2021 12 16 at 10.52.55 1

Os materiais recolhidos recebem a destinação ambiental correta por meio do Programa. A segunda edição da coleta contou com a parceria dos municípios que já aderiram ao programa, além de entidades gestoras. O roteiro incluiu as cidades de Águas Mornas; Angelina; Anitápolis; Antônio Carlos; Canelinha; Governador Celso Ramos; Major Gercino; Nova Trento; Rancho Queimado; São João Batista; São Bonifácio; Santo Amaro da Imperatriz; São Pedro de Alcântara, e Tijucas.

Image 2021 12 16 at 10.52.56

De acordo com o coordenador Estadual do Programa, Cicero Luís Brasil, em um comparativo com a campanha anterior a quantidade recolhida de lâmpadas dobrou. “O peso recolhido de eletroeletrônicos mais que triplicou e a quantidade de pilhas acresceu mais de um terço”, concluiu o coordenador.

O Programa Penso, Logo Destino foi lançado pelo Governo do Estado por meio Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para conscientizar a sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. A ação integra a participação das administrações municipais, órgãos do governo, entidades gestoras, comerciantes e população em geral, demonstrando a consolidação da Logística Reversa no estado.

“Santa Catarina é o primeiro estado do país a aderir à iniciativa tendo como objetivo utilizar a educação ambiental para conscientizar e promover a mudança de comportamento. Atualmente, estamos trabalhando com os municípios da Grande Florianópolis, mas nossa expectativa é ampliar o Programa para mais de 50 municípios catarinenses nesta etapa”, reforçou o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto.

Image 2021 12 16 at 10.52.55

O Programa Penso, Logo Destino tem por finalidade conscientizar e envolver a população catarinense para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, o programa atua como mediador entre os comerciantes, administrações municipais e população para promover o descarte adequado dos resíduos junto às entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

A iniciativa foi idealizada pela Coordenadoria Regional do IMA em Florianópolis, e contempla três fases: Logística Reversa; Estruturas para a Implantação da Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos. A intenção é que após o desenvolvimento destas três fases, Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e que menos produz resíduo.

Image 2021 12 16 at 10.52.56 1

Por meio do recolhimento, os materiais recebem a destinação correta e muitos, inclusive, são transformados em novos produtos ou utilizados para outros fins, como é o caso do pneu que pode ser usado na construção civil e até na siderurgia.

O Projeto Penso, Logo Destino tem como parceiros a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa; Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável; Secretaria de Estado da Educação; Secretaria de Estado da Saúde, prefeituras, entre outras entidades.

Imagens: Divulgação/IMA