• Dengue

Imagem Ilustrativas Projeto em formato real da usina

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) emitiu nesta segunda-feira, 14, a Licença Ambiental Prévia (LAP) e a Licença Ambiental de Instalação (LAI), para que a empresa Energias de Gaspar SPE, possa instalar uma Usina Termoelétrica a gás natural no município de Gaspar.

Com 99,15 MW de potência instalada que equivale a energia gerada para abastecer mais de 100 mil residências, o empreendimento representa um investimento de cerca de R$ 43 milhões.

O presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, enfatiza que o gás natural, em razão de seu menor impacto ambiental em comparação com as demais fontes fósseis, tem sido uma fonte de energia alternativa em todo mundo. “O empreendimento representa uma oportunidade para aumentar a oferta de energia no estado, além de atrair novos investimentos e colaborar com o desenvolvimento da região”, comentou o presidente.

Serão 58 unidades geradoras, sendo 32 com potência contínua de 1900 KW cada, 26 com 1475 KW cada, e mais uma unidade reserva com 1475 KW. Também faz parte do empreendimento uma subestação 138/13,8kV – 100,2MVA.


“O Governo de Santa Catarina tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável e o gás natural é a fonte de energia desta transição energética que estamos construindo, para soluções mais limpas. Incentivamos projetos que agregue inovação e mais empregos, fortalecendo a economia”, reforça o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.


A liberação da licença contou com a participação da Coordenadoria do IMA na região - CODAM de Blumenau.