• Dengue

WhatsApp Image 2022 02 15 at 17.48.55

A operacionalidade do sistema de Logística Reversa foi tema de debate e troca de experiências na tarde desta terça-feira, 15, entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR).

Na ocasião, o coordenador Estadual do Programa Penso, Logo Destino, eng. agrônomo Cícero Luis Brasil, apresentou a construção e a evolução do Programa Penso, Logo Destino no âmbito da destinação correta dos resíduos sólidos no estado de Santa Catarina, que está em sua primeira etapa, a Logística Reversa.

Na oportunidade, o promotor de Justiça, Alexandre Gaio, do Núcleo do Meio Ambiente e Coordenador do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA) - Regional Curitiba, também apresentou o instrumento de implantação de operacionalização da Logística Reversa através dos Termos de Compromisso entre Entidades Gestoras e Instituições públicas do Paraná, cujo objetivo consiste no estudo e na proposição de um conjunto de medidas para o acompanhamento da implementação das ações exigidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos dos municípios do Paraná.

A iniciativa é mais um passo que reforça a importância de voltar esforços para a execução das ações e o envolvimento de todos os cidadãos para o descarte correto dos resíduos sólidos no país.