WhatsApp Image 2022 02 18 at 13.41.50

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira,18, o relatório de balneabilidade n°11 da temporada de verão. Dos 237 pontos analisados pela pesquisa, 165 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 69,6%. Em Florianópolis, dos 87 pontos onde há coleta, 68 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 78,2%.

As coletas para a elaboração da pesquisa são efetuadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo os municípios de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Os critérios utilizados pelo IMA na análise de balneabilidade de Santa Catarina seguem a legislação instituída pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). É uma metodologia segura, consagrada e realizada há mais de 40 anos no estado, além de ser aplicada em todos outros estados da federação que monitoram os seus balneários”, explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.

Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. O calendário de coletas é divulgado antecipadamente e está disponível no site do IMA neste linkOs resultados do monitoramento são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site:balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.