• Dengue

61b441cb 43d1 43ac 88f9 3a8bf0aa326b

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) iniciou nesta sexta-feira, 01, o Curso de Instrução em Processos e Práticas Ambientais (CIPPA) para os 28 novos servidores selecionados por meio de concurso público realizado pelo Edital n. 01/IMA/2019. A capacitação visa preparar os profissionais para atuarem nos processos de licenciamento, fiscalização e auditoria ambiental, entre outras atividades finalísticas do IMA.


Os novos servidores, com formações em administração, engenharia sanitária e/ou ambiental, geologia, economia, biologia, engenharia agronômica, engenharia florestal e geografia, chegam ao Instituto para incrementar, principalmente, as atividades de licenciamento ambiental, fortalecendo ainda mais o quadro efetivo do IMA.


WhatsApp Image 2022 04 01 at 11.39.13

Os novos colaboradores foram recepcionados pelo presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto, que destacou a missão do órgão ambiental e a importância sobre a capacitação técnica para o grupo. “O curso é primordial para aumentar a capilaridade do Instituto, a celeridade processual e a segurança jurídica das atividades, além de buscarmos manter a excelência do atendimento e dos serviços prestados pelo IMA ao Governo do Estado e à sociedade catarinense”, disse Daniel.


A recepção aos novos servidores contou com a presença e participação do diretor Administrativo, André Luiz Dias de Mello; do diretor de Regularização Ambiental, Glaucio Maciel Capelari; do diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, Fábio Castagna da Silva; do diretor de Biodiversidade e Florestas, Rogério Rodrigues, do Coordenador de Procuradoria Jurídica, Cláudio Soares da Silveira, além de gerentes da Sede e demais servidores do IMA.


Sobre o Curso de Instrução


WhatsApp Image 2022 04 01 at 10.00.27

O Curso de Instrução em Processos e Práticas Ambientais do IMA (CIPPA) destina-se à preparação e formatação de um arcabouço de conhecimento aos novos servidores para o pleno exercício profissional nas diversas áreas de atuação do Instituto.


O curso é ofertado pelo programa “Academia do Meio Ambiente” do IMA, composto por servidores do Instituto com expertise em cada tema a ser ministrado. As atividades letivas serão realizadas por meio de aulas expositivas dialogadas, exercícios em casos práticos com situações do cotidiano do Instituto, incluindo os mecanismos e ferramentas de Auditoria Ambiental.


As atividades práticas ocorrerão com a simulação fática de campo, capaz de possibilitar ao aluno a vivência do exercício profissional no IMA, com a aplicação direta das aulas, a demonstração da importância da atividade técnico-científica especializada e a sua importância para a segurança pública. Serão utilizadas as ferramentas que o IMA dispõe para resolução de problemas práticos. A duração do curso de instrução é de 90 horas, das quais 72 são teóricas e 18 práticas.

WhatsApp Image 2022 04 01 at 11.27.51
Ao final do programa, os novos servidores estarão aptos a atuarem nos processos de fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental, na Sede ou nas Gerências Regionais, na gestão de Unidades de Conservação e em outras atividades finalísticas do IMA, sobretudo para dar a celeridade processual com a devida segurança jurídica e a proteção ao meio ambiente, sempre alicerçados na ética e nos Princípios da Administração Pública.