WhatsApp Image 2022 04 08 at 13.15.38

No ano de 2022, o planejamento de expansão do programa Penso Logo Destino está programado para atender os municípios de até 20 mil habitantes das regionais de Criciúma, Itajaí, Lages, Tubarão e São Miguel do Oeste. Contudo, nesta sexta-feira, 08, na cidade de Joinville, a maior do estado e com população superior a 50 mil habitantes, recebeu uma ação piloto de recolhimento de itens da logística reversa, fruto da parceria firmada entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa catarina (IMA) e a prefeitura de Joinville.

WhatsApp Image 2022 04 08 at 11.29.43

A expansão do programa como piloto no município de Joinville tem como objetivo reunir informações, experiências e especificidades do gerenciamento de resíduos sólidos da logística reversa em municípios grandes (população maior que 50 mil habitantes), para realizar, no final de 2024, um encontro com os outros 29 municípios de grande porte para compartilhar experiências adquiridas e conduzir diretrizes de expansão do programa aos grandes municípios do Estado de Santa Catarina.

Vale destacar, que com o apoio do IMA através do programa Penso, Logo Destino, em atendimento a gestão de resíduos sólidos no item da Logística Reversa norteada pela lei 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), o projeto Coopera Bairro Joinville realizará um mutirão de coleta de resíduos na escola municipal Plácido Xavier Vieira via drive thru, recebendo pneus, eletroeletrônicos, pilhas e baterias, lâmpadas, medicamentos, itens recicláveis e óleo de cozinha.