WhatsApp Image 2022 05 12 at 13.21.12

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) realizou nesta quinta-feira, 12, em São Miguel do Oeste, uma capacitação do Programa Penso, Logo Destino aos coordenadores dos municípios que compõem o projeto e abrangem a Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (CODAM) de São Miguel do Oeste. O evento teve o objetivo alinhar e definir as ações para promover o gerenciamento ambientalmente correto de resíduos sólidos na região.

A capacitação contou com a participação 49 representantes dos municípios de Anchieta, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Caibi, Cunha Porâ, Descanso, Dionísio Cerqueira, Guaraciaba, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Iraceminha, Itapiranga, Maravilha, Mondaí, Palma Sola, Palmitos, Paraíso, Princesa, Romelândia, Santa Helena, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Saudades, Tigrinhos, Tunápolis, que firmaram Termos de Cooperação com o IMA para integrar o Programa Penso, Logo Destino, e estão comprometidos em definir e realizar medidas para ampliar a conscientização e sensibilização da população na mudança de comportamento através do senso de pertencimento ao projeto.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 13.20.56

A Capacitação teve o apoio do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER), que integra os municípios acima mencionados e contou com a participação das entidades gestoras Inpev, Green Eletron e Jogue limpo.

O programa está em sua primeira etapa, a etapa da Logística Reversa, um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305 de 2010. A Logística Reversa contempla um conjunto de ações e procedimentos para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Todas as informações, notícias e dados sobre o Programa Penso, Logo Destino podem ser acessadas na página do IMA, neste link