WhatsApp Image 2022 05 12 at 13.59.47

Quando ocorre um acidente envolvendo produtos perigosos, os agentes de atendimento emergencial precisam estar preparados para atuar com agilidade e segurança para minimizar danos ao meio ambiente. Com o objetivo de aperfeiçoar esses serviços prestados à população e, também, compartilhar conhecimento com outros profissionais, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) participou de uma capacitação com foco no desenvolvimento de ações defensivas e preventivas em decorrência de emergências com produtos químicos e perigosos, incluindo técnicas de avaliação e monitoramento, no município de Nova Odessa, no estado de São Paulo, entre os dias 9 e 13 de maio.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 14.15.31

Estão participando desta edição do Hazmat (Hazardous Material) – Nível Operações, os profissionais das Regionais de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Rio do Sul. “A capacitação inclui 40 horas de atividades e treinamentos baseados nas normas NFPA 470:2022 (National Fire Protection Association) e ABNT NBR 14.064:2022, e envolveu os profissionais em dinâmicas que buscam priorizar a segurança e a precisão da atuação dos agentes em emergências com produtos perigosos”, explicou o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 14.36.03

Já em Santa Catarina, técnicos da Gerência de Emergências e Passivos Ambientais e da Gerência Regional de Joinville participaram de uma operação de fiscalização preventiva do transporte de produtos perigosos, modal rodoviário, nos municípios de Itapema e Garuva. Nos dois dias de operação, entre os dias 11 e 12 de maio, foram abordados 114 veículos, dos quais 100 transportavam produtos perigosos e 1 se encontrava em situação irregular.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 14.44.49

Balanço do 1 ° quadrimestre de 2022
Desde janeiro até agora, o Instituto já participou de 12 operações que resultaram na abordagem de 410 veículos.

O Transporte de Produtos Perigosos e Resíduos, é uma das cinco atividades contempladas pela Licença Ambiental por Compromisso (LAC), modalidade de licenciamento digital e autodeclaratória que traz mais agilidade aos empreendedores. Desta forma, antes de se movimentarem pelo Estado transportando insumos como gasolina, diesel, álcool, GLP, entre outros produtos, esses veículos precisam passar pelo licenciamento.

O IMA, em atuação conjunta com outras instituições, realiza, anualmente, cerca de 50 operações para fiscalizar o transporte de produtos perigosos nas rodovias estaduais e federais que cruzam o Estado de Santa Catarina.

Sobre o Plantão de Acidentes e Reclamações Ecológicas

Para evitar os acidentes, o IMA realiza vistorias preventivas e fiscalizações em todo o Estado. O trabalho é conduzido por meio Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA. “Quando o plantão é acionado, uma equipe com técnicos habilitados responde prontamente a demanda para tomar as providências necessárias a fim de evitar danos maiores ao meio ambiente e às comunidades”, reforça o gerente de Emergências e Passivos Ambientais do IMA, Carlos Eduardo Rocha.
O Plantão de Acidentes e Reclamações Ecológicas (PARE) pode ser acionado pelo fone: 0800-644-1520, todos os dias, 24 horas por dia.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 14.15.32WhatsApp Image 2022 05 12 at 13.59.45 1WhatsApp Image 2022 05 12 at 13.59.45