ca02e280 47d9 4906 af2b b0842a8daa42

Fotos: Vanessa Mach/IMA

Nova capacitação do Programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), foi realizada na última terça-feira, 21, com coordenadores em Lages, Itajaí, Florianópolis, além de Joinville. Eles fazem parte dos municípios que estão em parceria através do Termo de Cooperação firmado entre Municípios e IMA.

O evento ocorreu no Centro de Triagem de Resíduos, no município de Angelina, e teve por objetivo alinhar e definir as ações para promover o gerenciamento ambientalmente correto de resíduos sólidos na região. A capacitação contou com uma plateia de 50 pessoas, com representantes dos municípios de Lages, Anitápolis, Bom Retiro, Ponte Alta, Painel, Pescaria Brava, São José do Cerrito, Otacílio Costa, São Pedro de Alcântara, Canelinha, Rio Rufino, Campo Belo do Sul, Luiz Alves, Itajaí, Florianópolis, Angelina, Nova Trento, Capão Alto, Bom Jardim da Serra e Joinville . Todos já firmaram Termos de Cooperação com o IMA para integrar o Programa Penso, Logo Destino, comprometendo-se a definir e realizar medidas que visam ampliar a conscientização e sensibilização da população  na mudança de comportamento através do senso de pertencimento.

A primeira etapa do programa é a Logística Reversa, um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305 de 2010. A Logística Reversa contempla um conjunto de ações e procedimentos para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Durante a capacitação, o IMA apresentou aos representantes dos municípios todos os passos e formalizações para cadastrar os pontos de entrega, além da proposta de campanha de recolhimento itinerante com propostas de períodos dos itens dos sistemas da logística reversa.

717ff5c3 7155 464e b3f3 58515e55a6bc

A capacitação teve o apoio do município de Angelina, referência em Santa Catarina, e contou com a participação de representantes do IMA, de coordenadores estaduais e municipais do Programa PLD, além de autoridades locais como o vice-prefeito de Angelina, secretários municipais, do Consórcio da GRANFPOLIS, da entidade gestora Jogue Limpo e a parceira BioAcess.

Para maiores informações sobre o Programa Penso, Logo Destino acesse a página do programa.