O projeto visa conscientizar a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso e de resíduos perfurocortantes

WhatsApp Image 2023 01 27 at 17.42.02
Na última quarta-feira, 25, a equipe de Vigilância em Saúde de Luiz Alves realizou o lançamento do projeto “Saúde Consciente”, que vem sendo desenvolvido desde 2022 e tornou-se realidade neste mês de janeiro. O principal objetivo é conscientizar e incentivar a população a realizar o descarte correto de medicamentos em desuso e/ou vencidos, além dos resíduos perfurocortantes, como as seringas utilizadas por diabéticos, por exemplo.

O projeto faz parte do programa “Penso, Logo Destino” do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA, que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa. Para isso, atua como o mediador entre os comerciantes, administração municipal e população para o descarte adequado dos resíduos, e as entidades gestoras que realizam a coleta do material recolhido.

O lançamento contou com a participação de cerca de 70 os profissionais de saúde do município, que já estavam reunidos para o desenvolvimento do planejamento anual de ações. Além dos profissionais, que estiveram presentes para receber orientações de como as ações funcionarão, o lançamento contou com a presença de representantes dos parceiros deste projeto, que são o IMA, BioAcess e Grupo Intersetorial de Educação Ambiental – GIEA de Luiz Alves.

A empresa BioAcess, responsável pela coleta e destinação correta dos materiais, já entregou ao município os coletores desses resíduos, onde podem ser depositados os medicamentos, assim como suas embalagens, que serão destinadas à coleta seletiva, caso não haja contaminação da mesma. A Farmácia Básica Municipal e cada Unidade Básica de Saúde contarão com um coletor, facilitando o acesso da população a esta ação tão importante não só para o meio ambiente, mas para um todo.

Os medicamentos descartados em lixo comum, pias e vasos sanitários contaminam a rede de esgoto causando danos aos rios e ao solo. Além disso, os medicamentos descartados em lixo comum vão para aterros sanitários prejudicando quem os recolhe, bem como contaminam o solo. O mesmo vale para os resíduos perfurocortantes, pois quem trabalha na coleta e transporte de resíduos, pode se contaminar caso o material seja descartado incorretamente.

“Realizamos um estudo com uma amostragem de 580 pessoas e cerca de 51% das pessoas entrevistadas jogam os medicamentos vencidos ou sem uso junto com resíduos comuns, na coleta convencional. Por isso, implantar este programa de Logística Reversa em nosso município é tão importante e torna-se um desafio para todos os setores”, comenta Everson da Silva Antunes, Assessor de Vigilância em Saúde.

O projeto está iniciando em Luiz Alves neste mês de janeiro e vai contar com o trabalho de nossos Agentes Comunitários de Saúde, que já possuem forte vínculo com a comunidade, para disseminar a informação, bem como realizar todo trabalho de orientação necessária para que o projeto se torne uma ação de sucesso e vire referência para toda região.

IMA realiza entrega de mais um coletor para o programa “Penso, Logo Destino”

WhatsApp Image 2023 01 27 at 17.42.01 1
Na quarta-feira, Cícero Luís Brasil, Coordenador Estadual do programa “Penso, logo destino”, aproveitou sua presença no município durante o lançamento do projeto “Saúde Consciente”, para formalizar a entrega de um coletor de eletroeletrônicos para o Município, como parte do projeto estadual de logística reversa.

“Neste coletor, poderão ser depositados celulares, telefones, computadores, impressoras, secador de cabelo, chuveiros, entre outros eletroeletrônicos sem funcionamento”, reforçou Cícero. O coletor foi instalado no primeiro pavilhão do Parque de Eventos da Fenaca, mais próximo à rodovia e pode ser acessado das 06h às 18h para realização do descarte correto desses materiais.

Luiz Alves está realizando um projeto-piloto em logística reversa, visando a conscientização, a mudança de comportamento e a construção do pertencimento para a disposição correta dos resíduos e, consequentemente, para a preservação dos recursos naturais.