• Dengue

 

IMG 2617

Foto: Rio Deserto

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) formalizou mais uma importante parceria consolidada por meio do Programa de Parceria com Iniciativa Privada. O termo de doação foi firmado entre o IMA e a Indústria Carbonífera Rio Deserto com sede em Criciúma, na quinta-feira, 25, e prevê o financiamento em caráter voluntário para o Programa de Pesquisa e Monitoramento da Vida Silvestre na Reserva Biológica Estadual do Aguaí (REBEA).

Trata-se da consolidação de mais uma parceria importante por meio desse programa que tanto nos orgulha e prioriza ações voltadas a sustentabilidade e a preservação das unidades de conservação estaduais, visando também benefícios sociais, econômicos e ambientais para as comunidades de todo o entorno”, afirmou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

IMG 2633

Foto: Rio Deserto

O ato foi realizado nas dependências da Sede da Empresa, Indústria Carbonífera Rio Deserto, em Criciúma, e contou com a participação da diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Cataneo Maestri; do gerente de Áreas Naturais Protegidas, Filipe Lemser; do coordenador da Reserva do Aguaí, Joel Casagrande; do engenheiro Leandro Cittadin e o biólogo Juliano de Mattos Emmerick; do Instituto Felinos do Aguaí na pessoa da bióloga, Micheli Ribeiro Luiz; além de servidores da Unidade de Conservação, e os representantes da empresa parceira, Eduardo Netto Zanette; João Gabriel Pagnan Zanette; Suelen Zanin Manfioletti e Vanessa Colombo Nórdio.

Sobre o Programa de Pesquisa e Monitoramento da Vida Silvestre na REBEA

Image 2023 05 29 at 14.29.35

Sendo o conhecimento uma ferramenta fundamental para definir ações de manejo e gestão do ambiente, visando cumprir os objetivos de uma unidade de conservação, as atividades de pesquisa e monitoramento têm como meta principal fornecer subsídios para esse manejo.

O Instituto Felinos do Aguaí tem como um de seus pilares a pesquisa científica, que está em constante evolução e crescimento. Esse programa embasa ações de conservação, tomada de decisões informadas, identificação de ameaças à biodiversidade, compreensão de processos ecológicos e educação da população sobre a importância da conservação ambiental.

Com base nos dados coletados, os gestores da reserva e as autoridades responsáveis pela proteção ambiental podem tomar decisões informadas sobre a gestão do território. Isso inclui implementar políticas de proteção, estabelecer áreas prioritárias de preservação e definir regulamentações para atividades humanas, entre outras medidas voltadas à conservação da vida silvestre.

Além disso, o programa auxilia na identificação precoce da presença de espécies invasoras, que representam uma ameaça significativa à biodiversidade nativa e ao equilíbrio ecológico. Dessa forma, medidas de controle e mitigação podem ser adotadas antes que causem danos irreversíveis ao ecossistema.

As pesquisas e o monitoramento fornecem informações valiosas sobre a diversidade de espécies, incluindo aquelas ameaçadas, endêmicas ou em risco de extinção, permitindo entender processos ecológicos como dinâmica populacional, padrões de movimentação, interações entre espécies, respostas a mudanças ambientais, saúde, doenças, entre outros. Essas informações são fundamentais para a compreensão dos ecossistemas e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de conservação.

Por fim, o programa de pesquisa e monitoramento da vida silvestre desempenha um papel importante na educação e conscientização da população. Compartilhar os resultados das pesquisas com o público em geral aumenta o conhecimento sobre a importância da biodiversidade e da conservação dos recursos naturais, gerando maior conscientização e apoio às ações de proteção da vida silvestre e da reserva biológica como um todo.

Sobre o Programa de Parcerias

O Programa de Parcerias com a Iniciativa Privada foi lançado pelo Governo do Estado por meio do IMA, com a finalidade de ampliar e formalizar o apoio à manutenção, preservação e aprimoramento das unidades de conservação e dos recursos naturais de Santa Catarina.

As parcerias são formalizadas por Termos de Doação/Patrocínio e ao doador é fornecido o selo de participação do Programa de Parcerias e certificado de Parceiro da Unidade de Conservação.

Além de contribuir diretamente com a preservação ambiental de Santa Catarina, o parceiro pode utilizar em suas publicidades próprias e campanhas de Responsabilidade Socioambiental slogans da unidade de conservação estadual beneficiária da doação, acompanhado do selo de participação do Programa de Parcerias, logotipo do IMA e da unidade de conservação beneficiária.


Para participar do Programa os interessados podem encaminhar proposta de parceria para o e-mail da unidade de conservação ou para:parcerias@ima.sc.gov.br.