• Dengue

WhatsApp Image 2023 06 15 at 10.20.21

A cidade de Indaial sediou na quarta-feira, 14, a Audiência Pública da Avaliação de Impacto de Bacia Hidrográfica (AIBH) do Rio Itajaí-Açu, cumprindo uma das etapas no processo estabelecido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O evento contou com a presença de representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, que ressaltaram a relevância desse encontro para o estado de Santa Catarina.

A AIBH do Rio Itajaí-Açu foi resultado de uma parceria entre a CEDRO INTELIGÊNCIA AMBIENTAL e a ENGERA Engenharia e Gerenciamento de Recursos Ambientais. Esse estudo abrangeu o período de setembro de 2019 a março de 2021 e teve como objetivo analisar os efeitos cumulativos e sinérgicos da implantação de 12 aproveitamentos hidrelétricos na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, levando em consideração também o cenário dos empreendimentos já existentes.

O conjunto de empreendimentos avaliados nessa bacia demandará investimentos no valor aproximado de R$ 750 milhões. Esses projetos terão uma capacidade instalada total de 125 MW e uma potência média de 69 MW, gerando anualmente 604.000 MWh. Essa produção é suficiente para suprir com segurança as necessidades energéticas dos 62 municípios da região, que possuem cerca de 1,3 milhão de habitantes, além de gerar um excedente de 17 MW médios para atender a outros consumidores do estado.

A geração de energia por meio de fontes naturais, renováveis e não poluentes está alinhada com as expectativas globais de preservação ambiental e redução de emissões de gases poluentes, conforme acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário. O que também é importante para o desenvolvimento de Santa Catarina. 

Durante a Audiência Pública, a AIBH do Rio Itajaí-Açu apresentou de forma pragmática as análises realizadas para os Ecossistemas Aquático, Terrestre e Socioeconomia, levando em consideração os usos múltiplos atuais e as demandas futuras com projeções de cenários temporais.

Embora tenha havido uma avaliação abrangente de toda a bacia do rio Itajaí-Açu, as simulações hidráulicas e os levantamentos primários foram realizados em um trecho de 85,5 km, compreendido entre as cidades de Lontras e Blumenau, onde estão previstas as instalações das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs).

O estudo completo pode ser consultado fisicamente nos municípios de Lontras a Blumenau, nos sites das prefeituras e também à disposição para consulta no site do IMA: www.ima.sc.gov.br (Licenciamento Ambiental > Consultas > Consulta EIA/RIMA/AAI).

A Audiência Pública contou com público de aproximadamente 90 pessoas presentes, além da transmissão simultânea através do Youtube, contando com a participação de instituições como Defesa Civil, Casan, Comitê da Bacia do Itajaí, entre outros.