Canela preta Adrio 1

Foto: Adrio Centeno/IMA

A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta localizada no Vale do Itajaí, completa 43 anos nesta terça-feira, 20 de junho. A unidade foi fundada em 1980 com o intuito principal de proteger a canela-preta (Ocotoa catharinenses), árvore predominante na área, mas que se encontra ameaçada de extinção. Localizada nos municípios de Botuverá e Nova Trento, a Reserva possui uma área de 1.899 hectares, atuando como divisor das bacias hidrográficas dos Rios Itajaí-açu e Tijucas.

A Reserva tem uma importância histórica. O Padre Raulino Reitz no XVI Congresso da Sociedade Botânica do Brasil realizado em janeiro de 1965, em Itabuna (Bahia), já havia recomendado a proteção de uma área de 2000 hectares entre Botuverá e Nova Trento. Estava lançada a semente para a criação da Reserva Biológica Estadual da Canela Preta”, recorda o engenheiro ambiental do IMA e coordenador da Reserva Biológica Estadual da Canela Preta, Renato Totti Maia.

Para celebrar o aniversário a Reserva terá uma atividade de educação ambiental na Escola Municipal Básico do Aguti, em Nova Trento, na zona de amortecimento da Reserva.

Sobre a unidade

Canela Preta 2 Adrio

Foto: Adrio Centeno/IMA

O local não está aberto ao público, mas funciona como uma importante reserva genética e área para pesquisa científica. A sede da Reserva tem capacidade para acomodar seis pessoas simultaneamente e está localizada junto ao Parque Municipal das Grutas de Botuverá. A Reserva é administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado.

Além de ser coberta pela Floresta Atlântica, pesquisadores encontraram mais de 70 espécies diferentes de árvores em um único hectare, com destaque para o palmito juçara e exemplares de bromélias e orquídeas.

A árvore canela-preta, que dá nome à Reserva, foi bastante explorada, utilizada para a marcenaria, construção civil, móveis, assoalhos, cosméticos e produção de lenha. Com a utilização para fins comerciais, a árvore quase entrou em extinção. A Reserva Biológica Estadual da Canela Preta tem o objetivo abrigar e proteger espécies de vegetação que estão desaparecendo de Santa Catarina. Pesquisas científicas realizadas no local apontaram mais de 170 espécies de aves, como o ameaçado Sabiá-cica e o endêmico Trepador-de-coleira.

Importante lembrar, que o IMA administra Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque que permitem a visitação pública, e da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades é realizado somente de forma on-line neste link