Image 2023 06 12 at 14.59.53

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou nos dias 12, 13 e 14 de junho, a capacitação dos coordenadores municipais das Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAMs) de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Rio do Sul. O treinamento faz parte do Programa Penso, Logo Destino (PLD) e proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer os sistemas de logística reversa de eletroeletrônicos, pilhas, lâmpadas, pneus inservíveis e embalagens de agrotóxicos, além do aprendizado sobre a operacionalização do programa.

Os eventos realizados em parceria com Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), e contou com a participação de 76 representantes dos 37 municípios que assinaram o Termo de Cooperação com o PLD.

O Programa Penso, Logo Destino continua expandindo sua atuação, com o objetivo de alcançar um número cada vez maior de cidades e conscientizar mais cidadãos sobre a importância de adotar práticas sustentáveis em relação aos resíduos. Os municípios já estão aptos a participar dos recolhimentos itinerantes que serão realizados nos meses de setembro e outubro de 2023.

Com a participação dessas CODAMs, o PLD já capacitou 148 municípios com abrangência em 13 das 16 CODAMs do IMA, restando apenas 3 a serem incluídas em 2024, de acordo com o planejamento do programa. No próximo ano, o PLD buscará a adesão dos municípios de pequeno porte das regionais de Caçador, Chapecó e Joaçaba.

Image 2023 06 13 at 07.52.22

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 148 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão de 41 municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.