• Dengue

Image 2022 09 18 at 18.00.21 2

A Reserva Biológica Estadual do Aguaí administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), recebeu no último domingo, 16, em sua sede, em Siderópolis, o Projeto Montanhistas do Futuro realizado pela Associação Serra Geral de Escalada e Montanhismo e pelo Instituto Reflorar, instituições parceiras da Reserva, que promovem atividades de educação ambiental e de promoção aos esportes de montanha.

Na oportunidade, entre brincadeiras, risadas e degustação de mel, aconteceu a Oficina de Meliponicultura ministrada pelo fotógrafo e meliponicultor, Anderson Machado, do meliponário Xokleng, onde crianças e familiares puderam conhecer um pouco mais sobre o universo fantástico das abelhas nativas ou abelhas sem ferrão, e sua importância na natureza e na vida dos seres humanos.

20230716 090527

Uma oficina também foi ministrada pelo subtenente do Exército Brasileiro, especialista em Busca e Salvamento, Orientação, Cartografia e Sobrevivência, Tony Provesano, e que teve como tema principal o Uso do Fogo, tratando os riscos e perigos do fogo, a importância de saber controlá-lo e usá-lo de forma adequada, às modificações na vida do ser humano e o quanto evoluímos depois que aprendemos a dominá-lo.

Sobre o Projeto

20230716 102218

Idealizado em 2019, o Projeto Montanhistas do Futuro teve seu primeiro encontro no final de 2021, em um acampamento realizado na localidade de São Pedro, em Siderópolis. Voltado para crianças de 6 a 12 anos, o projeto trabalha temas como meio ambiente, mínimo impacto aos ambientes naturais, fauna, flora, climatologia básica, segurança, primeiros socorros, técnicas de movimentação em ambientes montanhosos como trilhas e escaladas, técnicas de acampamento, respeito à cultura e comunidade local, plantio de mudas nativas, observação de aves entre outras.

Inicialmente foi destinado para filhos de associados da Associação Serra Geral de Montanhismo (ASGEM), mas percebendo que outras crianças também mereciam viver as experiências, então, o projeto foi estendido para a comunidade.

20230716 092715

"O projeto Montanhistas do Futuro compõe um conjunto de atividades de educação ambiental promovidas no entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí que além de proteger uma área importantíssima da biodiversidade do Estado de Santa Catarina ainda tem uma rede de parceiros que trabalha firmemente com as comunidades do seu entorno", destaca, o coordenador da Reserva, Joel Casagrande.