• Dengue

WhatsApp Image 2023 07 19 at 13.16.06

Imagens: Divulgação/ABEMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) marcou presença na 1ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada nesta semana, na nova sede da instituição, em Brasília, onde também ocorreu, a 113ª Reunião Ordinária da associação para abordar pautas ambientais importantes, a exemplo das alternativas para o financiamento de projetos de mitigação climática realizados pelos estados. A assessora de gabinete, Amanda Ramos Silveira e a advogada autárquica do IMA, Maristela Aparecida Silva participaram do evento representando a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

O nivelamento entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais (Ibama) e os estados sobre o novo Documento de Origem Florestal (DOF)+Rastreabilidade também foi outro tema de debate. A plataforma do governo federal é utilizada para a emissão do DOF, que identifica a origem dos produtos florestais madeireiros brutos e processados.

WhatsApp Image 2023 07 19 at 09.53.44

A Abema é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente. A entidade reúne as 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela esmagadora maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.

A próxima reunião da associação está prevista para acontecer no mês de agosto, em Santa Catarina.