• Dengue

Fotos Diego José Santana

Foto: Diego José Santana

Uma equipe de cientistas de diversas instituições brasileiras, coordenada pela pesquisadora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, do Rio Grande do Norte, Milena Wachlevski, descobriu uma nova espécie de anfíbio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina.

A espécie pertence ao gênero Brachycephalus, com distribuição apenas na Mata Atlântica da Bahia até Santa Catarina. São sapos muito pequenos, entre os menores vertebrados do planeta.

Imagem Diego José Santana

Foto: Diego José Santana

A descrição da nova espécie, é resultado do trabalho de sete cientistas de diversos lugares do Brasil em colaboração com várias instituições de pesquisa, e foi publicado no dia 14 de julho na revista científica ‘Vertebrate Zoology’. O trabalho foi liderado pela bióloga Sarah Mângia e recebeu o nome pingo-de-ouro-do-tabuleiro (Brachycephalus tabuleiro) em homenagem ao seu local de ocorrência.

Imagens Diego José Santana

Foto: Diego José Santana

“Foi com muita paciência que, após muitas horas vasculhando a serapilheira no meio da Mata Atlântica, encontramos o primeiro indivíduo dono daquele som que nos chamou a atenção. Vibramos de alegria ao perceber que poderíamos estar diante de uma novidade científica. Depois, demos início às análises de DNA, morfologia externa, morfologia óssea e bioacústica, e às comparações com as outras espécies de Brachycephalus já conhecidas. Constatamos ser, realmente, uma nova espécie”, conta a bióloga.

Foto Diego José Santana

Foto: Diego José Santana

O sapinho tem entre 10 e 13 mm, com processos de miniaturização, como redução do número de ossos e de dedos funcionais. Possui coloração dorsal verde-oliva e cabeça, braços e pernas alaranjados. Além disso, possui esse formato de corpo engraçadinho, chamado “bufoniforme”.

O animal vive somente entre as folhas caídas no meio das florestas úmidas acima de 800 m de altitude, é considerado microendêmico dos topos das montanhas da Serra do Tabuleiro, pois não ocorre em nenhum outro local do planeta.

Diego José Santana Fotos

Foto: Diego José Santana

“Essa descoberta nos mostra novamente a importância das áreas protegidas, especialmente o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro que é a maior unidade de conservação de Santa Catarina. O Parque que já tem espécies únicas como a Commelina catharinensis, o preá-de-moleques-do-sul, nos traz mais uma surpresa uma nova espécie de sapo que só ocorre aqui. Essa descoberta evidência novamente a posição do Tabuleiro como limite de distribuição ao Sul de diversas espécies e grupos. Isso ratifica ainda mais a efetividade do Tabuleiro na proteção da biodiversidade e o marca como uma das mais importantes unidades de conservação”, comenta o coordenador do parque e biólogo do IMA, Marcos Maes.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina, possui 84.130 hectares e é administrado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio do IMA com a cogestão do Instituto Çarakura.