• Dengue

foto 2

O Instituo do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) por meio da parceria com o laboratório REMA/UFSC e PETROBRÁS, promove entre hoje e amanhã (01 e 02 de agosto), uma capacitação sobre contaminação de solos e águas subterrâneas, onde os servidores do Instituto terão acesso à apresentação de exemplos práticos de aplicação da Solução Corretiva Baseada no Risco (SCBR) na prevenção e no gerenciamento de áreas contaminadas entre outros temas.

A capacitação ocorre no Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente (REMA/UFSC) – Campus Sul da Ilha – Fazenda Experimental Ressacada, no bairro Tapera em Florianópolis, sendo ministrada por professores e pesquisadores do Núcleo Ressacada de Pesquisas em Meio Ambiente (REMA) da Universidade Federal de Santa Catarina e PETROBRAS/CENPES, com ampla experiência no Gerenciamento de Áreas Contaminadas e modelagem matemática.

Entre os temas abordados destaque para: a revisão do gerenciamento de áreas contaminadas, introdução à modelagem e simulação matemática; introdução ao SCBR – Módulos implementados e funcionamento; aplicação prática do SCBR em estudos de caso com foco em ações preventivas; aplicação prática do SCBR em estudos de caso com foco no gerenciamento de áreas contaminadas.

foto 1

Participam da capacitação mais de 30 servidores do IMA que atuam na sede do órgão e nas Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental (CODAMs) do IMA que atendem especificidades ambientais em todas as regiões do estado.

Para o diretor de Controle e Passivos Ambientais do IMA, Matheus Zaguini, é muito importante que os técnicos, analistas e fiscais do Instituto tenham acesso à variedade de ferramentas, equipamentos e métodos para análises e avaliações de apoio para tomada de decisão em processos que envolvem áreas contaminadas.

A troca de conhecimento é fundamental para servidores. Seja na Sede ou nas regionais, nossos servidores atuam em processos de fiscalização, licenciamento e auditoria ambiental, na gestão de Unidades de Conservação e em outras atividades finalísticas do IMA, portanto, é de suma importância que estejam sempre atualizados para dar celeridade a todas as demandas que chegam ao órgão ambiental”, destaca Matheus.


O SCBR foi desenvolvido durante anos de pesquisas realizadas pelo REMA/UFSC com apoio PETROBRÁS e licenças ambientais do IMA, para lançamento controlado de poluentes (combustíveis) em solos e águas subterrâneas. É um modelo matemático bidimensional, com aplicação na tomada de decisão em diferentes etapas do gerenciamento ambiental de áreas susceptíveis ao recebimento de pequenos, médios ou grandes vazamentos, a exemplo de refinarias, oleodutos, tanques autônomos, postos e outros.