025 valente 090820238251

Fotos: Eduardo Valente / Secom

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) esta realizando nesta quarta-feira (09) e quinta-feira (10), na sede do CREA-SC, o Colegiado de Diretores e Gerentes do Instituto com a finalidade de apresentar as novidades e resultados de cada setor, os investimentos em inovações tecnológicas para atender demandas internas, aperfeiçoar o atendimento aos cidadãos, e promover maior integração e diálogo entre os colaboradores da instituição.

O governador Jorginho Mello esteve no encontro e elogiou os resultados que o órgão vem obtendo. “O IMA é um órgão extremamente importante para o nosso estado e contribui diretamente com os índices de desenvolvimento sustentável de Santa Catarina e, por isso, a valorização dos técnicos e o reforço do quadro efetivo é uma das metas da nossa gestão para que o órgão possa continuar cumprindo esse importante papel de aliar a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento do nosso estado”, disse o governador.

Além dos coordenadores das 16 Coordenadorias de Desenvolvimento Ambiental (CODAMs) do IMA, participam do encontro a presidente do IMA, Sheila Meirelles, e os servidores da sede, em Florianópolis.

“Esse encontro de trabalho, é muito importante para a integração da equipe e nosso alinhamento e o planejamento interno de ações para o segundo semestre de 2023 para que possamos alcançar resultados ainda melhores nos próximos meses”, explica a presidente.

021 valente 090820238119

Florianópolis (SC), 09/08/2023 – O Governador Jorginho Mello participou na tarde desta quarta-feira (09) da reunião de Colegiado do IMA (Coordenadores Regionais, Diretores e Gerentes do IMA). Foto: Eduardo Valente/SECOM

Para se ter uma ideia, o IMA já emitiu cerca de 10,7 mil licenciamentos ambientais, autorizações e certidões neste ano de 2023. De janeiro até o momento foram protocolados no sistema do órgão ambiental 11.334. Nesse período, o IMA concedeu 10744 processos e arquivou ou indeferiu 784, totalizando 11528 e levando o Instituto a obter um índice de conclusão de 101,53%.

O destaque foi para o licenciamento tradicional trifásico, com índice de conclusão de 125,26%, considerando que foram protocolados 1247 processos e concluídos 1562 do passivo. O licenciamento trifásico é aquele onde o empreendimento está sujeito à Licença Ambiental Prévia (LAP); Licença Ambiental de Instalação (LAI) e Licença Ambiental de Operação (LAO), e o servidor do IMA realiza vistoria e elabora o parecer.

O IMA é pioneiro em soluções de gestão de licenciamento, e também emitiu nesse período 3335 licenças autodeclaratórias por meio da Licença Ambiental por Compromisso (LAC) e da Renovação Automática de LAO. Em relação às licenças ambientais, foram concluídos 943 licenças de operação (incluindo renovações); 240 licenças de instalação; 180 licenças prévias; 198 licenças prévias com dispensa de licença de instalação.

A meta do Instituto é continuar a elevar o saldo de conclusão dos processos sempre respeitando o cumprimento das exigências ambientais para liberar empreendimentos e atividades economicamente importantes para o estado, e contribuir com as metas propostas pelo governador Jorginho Mello que visam o crescimento econômico e sustentável de Santa Catarina equilibrado com a preservação do Meio Ambiente.