• Dengue

i CctgDCP X3

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

 

Santa Catarina sedia, pela primeira vez, a partir desta quarta-feira, 23, um evento itinerante promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que reúne secretários e presidentes de entidades estaduais de Meio Ambiente de todo o país. A proposta do encontro é alinhar políticas públicas que visam o fortalecimento da pauta ambiental e o desenvolvimento sustentável no Brasil.


A programação da 114ª Reunião Ordinária da Abema contempla encontros, debates e visitas técnicas em algumas cidades catarinenses para compartilhamento das boas práticas ambientais desenvolvidas em Santa Catarina.


“O meio ambiente precisa de um olhar cuidadoso. Temos que ter desenvolvimento mas também temos que preservar. Criamos a Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde exatamente pra isso. É muito bom para Santa Catarina receber esse encontro, que vai debater as políticas públicas necessárias para um desenvolvimento sustentável e em conjunto”, ressaltou o governador Jorginho Mello.

 

O Governo do Estado está representado pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).“Debater o meio ambiente é falar sobre nosso presente e futuro. Esse evento vai proporcionar a troca de experiências e ideias para garantir a conservação ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável no país. Essa pauta é prioridade para nós”, destacou o secretário da Semae, Ricardo Guidi.

i 7VSMPvr X3


Para a presidente do IMA, Sheila Meirelles, o evento é um momento importante para compartilhar as boas práticas ambientais entre os estados.
“Toda a programação foi elaborada para promover o intercâmbio com troca de conhecimento e experiências entre os gestores. Trata-se de uma agenda de trabalho muito relevante para a área ambiental, além de ser também um momento de compartilhar boas práticas que colaboram com os índices de desenvolvimento sustentável em Santa Catarina, um estado que trabalha pelo desenvolvimento sem deixar de priorizar o controle e a preservação ambiental”, comentou a presidente.

 

i M3Qq5NM X3


Neste primeiro dia de programação, a Abema realizou o Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal (GCF), para deliberar agenda de ações conjuntas relacionados a temas estratégicos. A secretária de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre, Julie Messias, que preside o fórum explicou a importância do debate “O fórum estabelece prioridades de atuação, cooperação, troca de experiências e fortalecimento técnico na busca de mecanismos que gerem conservação e desenvolvimento para nossas florestas e povos”.


23082023 WLF03551

Uma reunião da Coordenação do Bioma Mata Atlântica conduzida pela presidente do IMA ocorreu ao longo do dia com a participação dos 17 estados brasileiros que integram o bioma. Na pauta os estados apresentaram projetos voltados à conservação do Bioma Mata Atlântica, como a criação do Fundo da Mata Atlântica, e proposições de atualização ao Conama, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente.

É uma alegria enorme estar em Santa Catarina. É a primeira vez que a Abema se reúne no estado sendo uma oportunidade impar para muitos secretários e dirigentes de autarquias e fundações ligadas ao meio ambiente, de conhecer a realidade local e compartilhar o conhecimento, as estratégias e as boas práticas”, avaliou a presidente da Abema, Mauren Lazzaretti e secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso.

 23082023 WLF03634

Um momento cultural promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis, trouxe uma apresentação especial das rendeiras cantadeiras do grupo de Rendeiras da Lagoa, com o objetivo de apresentar a cultura açoriana e integrar os participantes do evento da Abema com os participantes do Fórum dos Gestores Municipais de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Florianópolis, que também foi promovido pela Prefeitura de Florianópolis no mesmo local.

Amanhã, quinta-feira, 24, a partir das 9h, a Associação realiza a 114ª Reunião Ordinária com a participação da Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma Da Silva Porto Viana Soares, realização de Câmaras Técnicas para tratar pautas relacionadas ao Clima; Gerenciamento Costeiro; Biodiversidade, Mata Atlântica, CONAMA, entre outras.

O evento itinerante está sendo realizado pela ABEMA, IMA/SC, Governo do Estado de Santa Catarina e conta com o apoio da Habitasul e da Prefeitura de Florianópolis.


Programação

Quinta-feira (24/08/2023)


09h-12h - 114ª Reunião Ordinária da ABEMA
14h – 18h30 - 114ª Reunião Ordinária da ABEMA
20h - Jantar com o Governador de Santa Catarina e o Prefeito de Florianópolis
Local: IL Campanario Villaggio Resort – Florianópolis


Visitas Técnicas
De sexta-feira até domingo (25 a 27), os gestores participarão de um roteiro de visitas técnicas a empreendimentos que se destacam pelas práticas ambientais exitosas em suas áreas de atuação.

Em Florianópolis o grupo conhecerá o funcionamento do Sistema de Água e Esgotos (SAE) da Habitasul Empreendimentos Imobiliários; o Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Sapiens Parque; a obra de alargamento da Praia dos Ingleses; Fábrica da BMW em Araquari, além das instalações sustentáveis da Portonave, em Navegantes, e o engordamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, e da Praia do Ingleses, em Florianópolis, licenciadas pelo IMA.

i kjvb6tg X3

Sobre a Abema


A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

A entidade reúne as 26 secretarias de estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela esmagadora maioria dos atos administrativos (licenças e autorizações), além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.