• Dengue

WhatsApp Image 2023 08 25 at 17.05.02

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Secretários e presidentes de entidades estaduais de Meio Ambiente de todo o Brasil estão reunidos em Santa Catarina para participar da programação da 114ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Entre encontros e debates relacionados à pauta ambiental nacional, o evento promove a partir desta sexta-feira, 25, um roteiro de visitas técnicas em algumas cidades catarinenses para mostrar aos participantes boas práticas ambientais desenvolvidas em Santa Catarina.

A primeira visita foi realizada na Usina de Hidrogênio Verde de Santa Catarina, localizada no Laboratório Fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Sapiens Parque, em Florianópolis. O convite foi feito pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto e pelo presidente do Sapiens Parque, Eduardo César Cordeiro Vieira.

“Trata-se de um empreendimento voltado a uma tecnologia que está em alta evidência, e por isso, propor que os participantes da Abema possam conhecer essa prática inovadora, sustentável, voltada ao meio ambiente, é gratificante para nós da Fapesc, pois estamos sempre dispostos a auxiliar no implemento de projetos que propõem o equilíbrio tecnológico e ambiental”, disse o presidente da Fapesc.

No local, o grupo também foi recebido pelo professor e coordenador do Grupo Fotovoltaica da UFSC, Ricardo Ruther, que explicou o trabalho e o fato do hidrogênio verde ser obtido através de uma fonte renovável de energia (eólica ou solar) e no processo de eletrólise da água (processo que divide a água em hidrogênio [H2] e oxigênio [O2]).

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O espaço foi inaugurado por meio da Cooperação Brasil-Alemanha. Essa cooperação faz parte do Projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável implementado pela pela empresa alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) em parceria com o com o Ministério de Minas e Energia (MME). O objetivo do projeto é apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde (H2V) no país.

“O Sapiens Parque foi todo pensado para a sua sustentabilidade ambiental, todas as construções e laboratórios aqui são projetados para terem o mínimo de impacto ambiental tanto em relação ao consumo de energia quanto ao esgotamento que é tratado dentro do próprio parque, desta forma, é com grande satisfação que recebemos a Abema para compartilhar o trabalho que realizamos aqui”, explicou o presidente do Sapiens Parque.

Acompanhados por técnicos de licenciamento ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o grupo também visitou a fábrica da BMW Group Brasil, em Araquari (SC), empresa que passou por um processo rigoroso de planejamento ambiental para obter a Licença Ambiental de Operação (LAO) emitida pelo IMA. A LAO é uma licença que precisa ser renovada periodicamente de acordo com os resultados dos programas ambientais implantados pelos empreendimentos.

Dentro do programa de reaproveitamento e reciclagem de resíduos a BMW cria ações para dar destinação diferenciada a alguns resíduos da produção como: resíduos de cintos de segurança, peças de couro, bolsas para chicotes elétricos, painéis de teto. A BMW também desenvolve em parceria com outras instituições e empresas nacionais, um projeto pioneiro que possibilita o abastecimento de veículos elétricos de maneira sustentável a partir da utilização de baterias de alta voltagem que seriam encaminhadas para reciclagem.

“Para nós foi uma honra receber essa visita e mostrar os resultados importantes que temos em prol da sustentabilidade e do comprometimento que temos com a proteção e preservação ambiental”, Leopoldo Erthal Gerente de Proteção Ambiental da fábrica da BMW em Araquari.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

“É uma honra para nós compartilhar práticas ambientais desenvolvidas em Santa Catarina e demonstrar que a união do poder público com a iniciativa privada pode potencializar a geração de projetos e empreendimentos sustentáveis, comprometidos com o meio ambiente e geradores de emprego e renda em nosso Estado ”, comentou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

“Foram visitas surpreendentes e muito importantíssimo saber que o estado de Santa Catarina possui tantos investimentos em pesquisas voltadas a energia fotovoltaica, e projetos na área automotiva que convergem com a sustentabilidade ambiental” comenta a presidente da Abema, Mauren Lazzaretti e secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso.

No final de semana as visitas técnica serão realizadas na Portonave, em Navegantes, e em Balneário Camboriú para a visualização do engordamento da faixa de areia da Praia Central. Em Florianópolis, o Sistema de Água e Esgotos (SAE) da Habitasul Empreendimentos Imobiliários e a o alargamento da Praia dos Ingleses também estão no roteiro de visitas técnicas.