WhatsApp Image 2023 08 27 at 10.21.44

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O encerramento do encontro itinerante da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) em Santa Catarina foi marcado por visitas técnicas realizadas neste sábado, 26, nas cidades de Navegantes e Balneário Camboriú. Os secretários e presidentes de entidades estaduais de Meio Ambiente de todo o Brasil visitaram, junto com os técnicos de licenciamento ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), as instalações sustentáveis da Portonave, em Navegantes, que recebeu recentemente do Instituto a licença ambiental para ampliação do cais.

Foi apresentado ao grupo, a estrutura da empresa, o funcionamento do comitê de sustentabilidade, os pilares da estratégia ESG da Portonave, que são fundamentados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de todo o programa de gestão ambiental com detalhes dos principais monitoramentos ambientais para atender as condicionantes do licenciamento.

“Ficamos honrados por fazer parte desse roteiro de visitas técnicas proposto pelo evento, e por termos sido escolhidos como referência em sustentabilidade, para que pudéssemos mostrar aos gestores estaduais as ações que desenvolvemos e o quanto elas têm refletido positivamente na sociedade e conservação ambiental”, frisou Fabrício Martins, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Portonave.

WhatsApp Image 2023 08 27 at 10.21.45
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Os gestores também visitaram a área alfandegada da Portonave, os principais pontos do terminal, como a área de cargas perigosas; o cais de atracação; a área de emergências ambientais e de segurança do trabalho e manutenção, onde detalhes referentes aos padrões de operações que atendem as legislações ambientais e os compromissos assumidos com sustentabilidade foram demonstrados ao grupo.

Outro caso demonstrado foi o engordamento da faixa de areia da Praia Central de Balneário Camboriú, licenciada pelo IMA. Os participantes foram recebidos pela secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi, e pelo prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira.

“Para nós é um orgulho receber os representantes de órgãos estaduais de meio ambiente brasileiros, e apresentar as boas práticas ambientais desenvolvidas aqui em Balneário Camboriú. É importante levar para os outros estados, o exemplo de Santa Catarina, e mostrar que é possível desenvolver sem deixar de priorizar a sustentabilidade e a preservação ambiental. Parabéns ao IMA, que fez essa grande articulação para dar visibilidade ao nosso estado por todo o Brasil”, disse o prefeito.

WhatsApp Image 2023 08 27 at 10.21.47

A alimentação artificial de praia é uma intervenção usada em todo o mundo, e busca reproduzir o ambiente natural da praia. Em se tratando da fauna, estudos mostram alta capacidade de regeneração da mesma no ambiente praial e marinho raso.

Os técnicos do IMA possuem expertise neste tipo de licenciamento e o Instituto fiscaliza rigorosamente intervenções do tipo para mitigar os principais impactos da alimentação artificial, analisando e autorizando o engordamento da faixa de areia em praias com base em pilares como: atendimento aos requisitos e normas ambientais; desenvolvimento de atividades e programas de controle ambiental; risco ecológico para espécies da fauna e flora do ambiente e os benefícios sociais como geração de emprego e renda e aumento da arrecadação pública dos municípios.

“Sediar o evento da Abema pela primeira vez em Santa Catarina, nos aproximou dos outros estados brasileiros. Todos ficaram encantados com a experiência que tiveram aqui e levarão exemplos de práticas ambientais pioneiras, que poderão ser utilizadas como referência na gestão de políticas públicas para o meio ambiente no âmbito nacional”, concluiu a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Toda a programação do evento foi organizada pela Abema, IMA/SC, e Governo do Estado de Santa Catarina, e contou com o importante apoio da Habitasul e da Prefeitura de Florianópolis.