• Dengue

image 7

Capivari de Baixo é um município que se preocupa com o meio ambiente e com a destinação correta dos resíduos sólidos. Por isso, participa do Programa Penso, Logo Destino (PLD), uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) que visa reduzir a geração de lixo e aumentar a reciclagem e a reutilização.

Um dos focos do PLD é o descarte adequado de pilhas e baterias, que são materiais perigosos e podem contaminar o solo e a água se jogados no lixo comum. Para facilitar a coleta desses resíduos, Capivari de Baixo está ampliando os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) no município. Agora, além das escolas, dos centros de educação infantil e das unidades de saúde, os moradores também podem levar suas pilhas e baterias usadas para a Vigilância em Saúde e para o Pronto Atendimento.

Além disso, no dia 19 de setembro, haverá uma ação de recolhimento itinerante dos produtos descartados, realizada pelas entidades parceiras do PLD e do IMA. Nesse dia, os resíduos recolhidos nos municípios participantes serão encaminhados para a destinação adequada, evitando danos ao meio ambiente.

Capivari de Baixo também recebe eletroeletrônicos na Central de Atendimento ao Cidadão, que funciona das 8h às 17h. Esses equipamentos também contêm substâncias nocivas e devem ser descartados com cuidado.

Ao aderir ao PLD, Capivari de Baixo contribui para que Santa Catarina seja o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos. Essa é uma meta do Governo do Estado, que busca promover a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.