• Dengue

Fritz Plaumann Adrio Centeno

Foto: Adrio Centeno/IMA

 

Um dos locais mais belos e preservados de Santa Catarina está em festa. O Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP), em Concórdia, comemora 20 anos de existência no próximo domingo, 24, com programação especial. Estão previstas muitas atrações, ciclo de palestras e momentos especiais entre os dias 21 e 24 de setembro para celebrar o aniversário do Parque e contemplar toda a comunidade.

Há 20 anos, o Parque Estadual Fritz Plaumann foi criado com o objetivo de proteger e preservar os inúmeros ecossistemas nele existentes, bem como, a rica diversidade de espécies que neles habitam. Somos a primeira e a única unidade de proteção integral do estado de Santa Catarina a preservar remanescentes da Floresta Estacional Decidual, a Floresta do Alto Uruguai”, comenta a coordenadora do parque, Vilmarice Soligo da Silva.

Desde então, o trabalho é incansavelmente para garantir a proteção da fauna, da flora, dos recursos hídricos e toda a biodiversidade do local. A equipe promove ações voltadas à educação ambiental, turismo ecológico sustentável entre outras atividades. “Nestes anos, muitas conquistas foram alcançadas, muitos desafios ainda persistem e muitos outros virão mas, estamos empenhados e comprometidos em dar continuidade nessa luta pela preservação, reforçou a coordenadora.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado e colaboradores. O IMA administra Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque que permitem a visitação pública, e também, da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades é realizado somente de forma on-line pelo site do IMA.

Toda a programação pode ser conferida no site do Parque neste link:https://parquefritzplaumann.com.br/20anos/

 

Fritz Palumann Adrio Centeno IMA

Foto: Adrio Centeno/IMA

 

Sobre o Parque

O Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP) é uma unidade de conservação brasileira, situada em Concórdia, no oeste do Estado de Santa Catarina, em uma área de 798,71 hectares e foi criado por meio do Decreto Estadual nº 797, de 24 de setembro de 2003, como medida de compensação ambiental pelos impactos ambientais gerados pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina Itá, localizada entre os municípios de Itá/SC e Aratiba/RS, na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

O nome da Unidade de Conservação é uma homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann pelos trabalhos ambientais entomológicos desenvolvidos na região e com significativa contribuição para todo o Brasil. A floresta Estacional Decidual é uma das formações florestais mais ameaçadas do Bioma Mata Atlântica e a mais ameaçada no estado de Santa Catarina.

Nos remanescentes de florestais do Parque e de seu entorno já foram registradas 232 espécies de aves, 25 espécies de mamíferos de grande e médio porte e 35 espécies de répteis e anfíbios, muitos deles ameaçados de extinção, como o Gato-maracajá (Leopardus wiedii), o Veado (Mazama nana), e a Paca (Cuniculus paca).

No grupo das aves, o Macuco (Tinamus solitarius), a Tietinga (Cissopis leverianus), o Pavó (Pyroderus scutatus) e o Anu-Coroca (Crotophaga major) apresentam algum grau de ameaça em sua conservação. Por outro lado o Jacu-açu (Penelope obscura), o Surucuá-Variado (Trogon surrucura) e o Tucano-de-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus) são avistados com frequência nas trilhas do Parque.

Por fim, dentre o grupo dos anfíbios ameaçados, estão as pererecas Boana curupi, e a Proceratophrys bigibbosa, e dos répteis, as serpentes Jararaca-Pintada (Bothrops diporus) e Jararaca-da-Mata (Bothrops jararaca).

Em relação à vegetação o Parque abriga espécies típicas como a Canafístula (Pelthoporum dubium), Grápia (Apuleia leiocarpa), Angico-Vermelho (Parapiptadenia rigida) e o Cedro (Cedrela fissilis). Ainda resguarda em sua área a bromélia do estreito (Dyckia distachya), espécie endêmica da calha do rio Uruguai.