IMG 0723

Na último sábado, 16 de setembro, aconteceu no município de São Miguel do Oeste um movimento voluntário de recolhimento de resíduos recicláveis, em mobilização ao Dia Mundial da Limpeza. A data tem como objetivo promover a conscientização sobre a necessidade de descartar corretamente os resíduos sólidos recicláveis, através do exemplo prático do recolhimento, segregação e destinação, com a participação ativa da população.

O evento foi organizado pela Câmara Júnior Internacional (JCI), em parceria com 18 organizações do município, dentre elas o Instituto do Meio Ambiente (IMA) por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental (CODAM) de São Miguel do Oeste. Na ocasião, o Coordenador Regional de Meio Ambiente, Vinícius Pelissari, os Coordenadores Regionais do Programa Penso, Logo Destino, Cleunice Andretta e Edgar Dittmar, além dos Analistas Técnicos da Coordenadoria, Laurien Spadoa Linck, Márcio Junior de Oliveira e Jacson Peres, participaram ativamente da coleta dos resíduos e do recebimento na Praça Central de São Miguel do Oeste dos materiais relacionados ao Programa Penso, Logo Destino (PLD).

IMG 0728

A ação durou cerca de quatro horas e recolheu toneladas de resíduos recicláveis que estavam jogados em espaços públicos, poluindo as vias, praças, parques, e o meio ambiente de modo geral. Além disso, foram recebidos na Praça Central cerca de 600 lâmpadas tubulares e compactas, e em torno de 30 kg de pilhas e baterias, que foram destinadas ao Recolhimento Itinerante do PLD do IMA.

20230916 113554

A adoção de práticas sustentáveis em relação ao manejo de resíduos deve ser incentivada através da educação ambiental. Isso inclui a separação correta do lixo para reciclagem, o uso de recipientes adequados para o descarte de resíduos perigosos, e a redução do consumo de produtos descartáveis.Essas práticas socioambientais estão enquadradas principalmente nos itens 3 e 12 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um apelo global das Nações Unidas (ONU) para que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.