pneus dengue 21 07 202322 1

Municípios catarinenses que se inscreverem na segunda edição da mobilização para recolhimento de pneus de 2023, deram um passo importante na luta pela prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A iniciativa, uma parceria entre o Programa Penso, Logo Destino (PLD) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), visa combater os potenciais criadouros do mosquito, que são os pneus inservíveis com a destinação de forma correta ambientalmente dos pneus.

Os municípios, que tiveram até o dia 1º de setembro para aderir à ação, participaram de uma capacitação no último dia 18, e a partir do dia 19 iniciaram a etapa de armazenamento de pneus inservíveis.

Na edição anterior, realizada no primeiro semestre de 2023, 38 municípios participaram da ação, resultando no recolhimento de mais de 17 mil pneus. Com 46 municípios aderindo à segunda edição em 2023, a expectativa é de que o número de pneus recolhidos seja ainda maior, contribuindo para reduzir os criadouros do Aedes aegypti e, consequentemente, a propagação de doenças como a dengue.

A população também desempenha um papel importante ao descartar corretamente pneus usados e não permitir o acúmulo de água parada, evitando assim a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) e o Programa Penso, Logo Destino (PLD) continuam trabalhando em conjunto para promover a conscientização e ações práticas de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito, lembrando a todos que o combate ao Aedes aegypti é responsabilidade de cada cidadão.

recolhimento de pneus linha do tempo 2023 1

Dengue

O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40° C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, a dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes. Na presença de sinais e sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde.