WhatsApp Image 2023 09 26 at 12.28.39

O município de Concórdia, por meio da Secretaria de Gestão Urbana e Diretoria de Meio Ambiente, realizou uma campanha de recebimento de itens dos sistemas de logística reversa, como pneus, lâmpadas, eletroeletrônicos, pilhas e baterias. O evento contou com a Participação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD), bem como da Celesc, do Horto Botânico do Consórcio Itá e do Consórcio Lambari.

WhatsApp Image 2023 09 26 at 12.29.36

Ao final da ação, foram arrecadados 178 unidades de pneus inservíveis, 6.733 unidades de lâmpadas, 6.270 toneladas de eletroeletrônicos e 360 kg pilhas e baterias. Em celebração ao Dia da Árvore, os cidadãos receberam mudas de árvores frutíferas nativas para plantio na troca por resíduos entregues. Na ocasião foram distribuídas 458 mudas.

WhatsApp Image 2023 09 26 at 12.29.36 1

A Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental do IMA (CODAM) de Concórdia tem o destaque no PLD, por contar com adesão de 100% dos municípios da região.

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 160 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

Em 07 de novembro, em Nova Veneza, o programa realizará o Encontro Estadual do PLD, onde os municípios que aderiram ao programa se reunirão buscando promover formação e divulgação de boas práticas. O público-alvo são os coordenadores municipais do programa PLD e gestores municipais, e as inscrições podem ser feitas neste link até o dia 6 de outurbro.