• Dengue

PHOTO 2023 09 30 14 48 46 1

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) marcou presença no 2° Congresso da Rede Brasileira de Trilhas. O evento contou com a presença de mais de 3 mil pessoas em Niterói, no Rio de Janeiro, e conectou gestores, funcionários de áreas naturais protegidas, pesquisadores, estudantes, voluntários, profissionais da conservação e do turismo, brigadistas, montanhistas, ciclistas, e demais pessoas envolvidas e usuários de trilhas e caminhos do Brasil, para diagnosticar e traçar a direção futura das trilhas brasileiras.

 

O evento contou com palestras, minicursos, oficinas técnicas, fóruns para acordos institucionais e visitas técnicas em trilhas de Niterói. Durante o evento foram apresentados cases de sucesso, com ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação das Trilhas de Longo Curso, abordando temas como governança, sinalização padronizada, manejo de trilhas, capacitação, empreendedorismo, voluntariado, ecoturismo e turismo de base comunitária, lazer e interação com a Natureza.

 

Em Santa Catarina, a Rede é coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) envolvendo o ICMBio, municípios, ONGs e diversos coletivos de voluntários. Atualmente, o estado possuí importantes trilhas na Rede entre elas: Caminhos da Baleia Franca; Caminho da Ilha de Santa Catarina Trecho TLC Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE); Caminho das Araucárias; Trilhas de Itapema; Caminho do Louvor; Travessia do Tabuleiro; Trilha Caminho do Rei do Parque Acaraí, as trilhas Vale Europeu e Caminho do Peabiru, e trabalha em outras trilhas que estão em fase de planejamento e início de implementação.

 

PHOTO 2023 09 30 14 48 46

 

Durante congresso uma reunião importante foi realizada para debater a implementação do Caminho das Araucárias, trabalho que os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul desenvolvem juntos. Foi muito gratificante participar do encontro, mostrar como os trabalhos estão sendo encaminhados em Santa Catarina e trocar conhecimento e experiências com objetivo de gerar trilhas sustentáveis que priorizem a conservação ambiental, além da geração de emprego e renda e conectividade entre o público, a natureza e as unidades de conservação em todo o Brasil”, destacou a bióloga do IMA e diretora Regional da Rede em SC, Adriana Nunes, que na oportunidade, representou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

 

A RedeTrilhas busca ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar oportunidades de emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se inserem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. A iniciativa também favorece a atenuação dos efeitos de mudanças climáticas, com o aumento das possibilidades de migração de fauna e a promoção de educação ambiental.