WhatsApp Image 2023 07 14 at 15.01.58

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) promove o Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), no dia 7 de novembro, na cidade de Nova Veneza. O evento é direcionado aos coordenadores municipais do programa PLD e gestores municipais, e ao todo já estão confirmados 360 inscritos que representam mais de 100 municípios.

Dentre os convidados confirmados estão representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério Público de Santa Catarina, da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, além de representantes de municípios e consórcios municipais.

O PLD busca utilizar a educação ambiental para promover a conscientização e as orientações necessárias visando a mudança de comportamento com relação ao gerenciamento de resíduos sólidos. Em sua 1ª etapa, que tem como foco os itens dos Sistemas de Logística Reversa, o programa tem desenvolvido ações de mediação entre municípios e Entidades Gestoras, a fim de capilarizar o atendimento em todo o território estadual. Este ano, o programa ultrapassou a marca de 160 adesões municipais, o que representa mais da metade dos municípios catarinenses.

Como parte da metodologia de trabalho, o Penso, Logo Destino realiza um encontro anual onde reúne os municípios que aderiram ao programa buscando promover formação e divulgação de boas práticas. O público-alvo são os coordenadores municipais do programa PLD e gestores municipais.

programação

Sobre o Programa

O Programa Penso, Logo destino é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina que visa auxiliar os municípios do Estado a destinarem os itens da Logística Reversa para as Entidades Gestoras, as quais buscam reinserir estes resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem.

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.