• Dengue

336cbed7 6c5f 4311 95ee 902b50d4f07e

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) reuniu representantes de mais de 100 municípios catarinenses no Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), realizado na cidade de Nova Veneza, nesta terça-feira, 07. O evento, direcionado aos coordenadores municipais do PLD e gestores municipais contou com um total de 360 inscritos.

O encontro ofertou um dia intenso de programação com apresentações sobre o PLD; perspectivas das instituições participantes acerca da gestão de resíduos sólidos e da logística reversa em âmbito nacional, estadual e municipal; ações de educação ambiental e desenvolvimento de programas e projetos voltados à pauta do gerenciamento de resíduos sólidos, além da premiação do Troféu Formiguinha para as instituições parceiras do PLD como forma de homenagear e reconhecer os agentes multiplicadores da Logística Reversa que apoiaram e foram destaque em 2023.

 

WhatsApp Image 2023 11 08 at 14.06.39 1

Temos muito orgulho do PLD em Santa Catarina e na missão que o programa tem de envolver toda a sociedade na destinação correta dos resíduos sólidos. Trata-se de um pilar importante para a consolidação de uma gestão ambiental urbana focada na mudança de comportamentos e hábitos da população para o aumento da reutilização e da reciclagem, entre outras práticas que aliem a preservação ambiental ao progresso socioeconômico das cidades e estados”, disse a presidente do IMA.

o coordenador Estadual do PLD, Cícero Brasil, destacou: “Alcançamos os objetivos do evento de integrar as pessoas que trabalham no desenvolvimento do programa, e de divulgar entre os municípios suas experiências bem-sucedidas. A próxima edição prevista para novembro de 2025 já está despertando interesse de outras regiões do estado para sediá-la”.

 

WhatsApp Image 2023 11 08 at 15.24.20 1

Durante o evento uma exposição foi promovida com o objetivo de compartilhar o trabalho voltado ao compromisso ambiental de Unidades de Conservação e Proteção Integral administradas pelo IMA, parceiros e instituições como: a Reserva Biológica do Aguaí, Parque Estadual da Serra Furada; Instituto Felinos do Aguaí; Instituto Alouatta; Instituto Reflorar; Polícia Militar Ambiental; Associação da Serra Geral de Montanhismo (ASGEM); Reserva São Francisco; FUNDAVE; Vanelise Confecções; Appso Tecnologia; SIMEC; Mirante da Arte Esculturas e Herbário (UNESC)


O PLD busca utilizar a educação ambiental para promover a conscientização e as orientações necessárias visando a mudança de comportamento com relação ao gerenciamento de resíduos sólidos. Em sua 1ª etapa, que tem como foco os itens dos Sistemas de Logística Reversa, o programa tem desenvolvido ações de mediação entre municípios e Entidades Gestoras, a fim de capilarizar o atendimento em todo o território estadual. Este ano, o programa ultrapassou a marca de 160 adesões municipais, o que representa mais da metade dos municípios catarinenses.

 

23e5e393 7ca2 479d b662 355fca656ca1

 

Estiveram presentes no evento o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Ricardo Guidi; o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo; a Assessora de Assuntos Regionais, Normatização e Procedimentos do IMA, Mariane Hatsuno Murakami, representando a presidente do IMA, Sheila Meirelles; além de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Ministério Público de Santa Catarina, da Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde, servidores do IMA, além de representantes de municípios e consórcios municipais.

O Encontro Estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi realizado pelo IMA com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e patrocínios da Associação Empresarial de Nova Veneza (AENOVE); Appso Tecnologia; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Caravaggio (SIMEC); Vanelise Confecções, AXON Engenharia e Meio Ambiente, Klabin, Reserva São Francisco e Associação Neoveneziana de Turismo.

Sobre o Programa



O Programa Penso, Logo destino é uma iniciativa do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina que visa auxiliar os municípios do Estado a destinarem os itens da Logística Reversa para as Entidades Gestoras, as quais buscam reinserir estes resíduos nos processos produtivos e descartar de forma ambientalmente correta os rejeitos não passíveis de reciclagem.



O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.



A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.

4c7faaf0 6134 4e3b 90f9 6439259f150a

Conheça os Vencedores do Troféu Formiguinha 2023

Sabrina Andrade dos Santos, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Diana da Costa Chierighini, Ministério Público de Santa Catarina

Frederico Gross, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e da Economia Verde

José Francisco Mora, CONDER

Marius Bagnati, Granfpolis

Camilla Horizonte, Reciclus

Samuel Cunha, Reciclus

Marciele Bogo, GERSA/SMO

Rosana Aparecida Arenhardt Mariani, GERSA/SMO

Djana Hoepers, Município de Monte Castelo

Enoar Prestes De Medeiros, Município de Monte Castelo

Janício de Souza Souza, Município de Angelina

Gisele da Silva Garcia Dal, Município de Maracajá

Eduardo Spilere Milanez, Município de Nova Veneza

Juliano Mondardo Dal Molin, Município de Nova Veneza

Guiomar Cristina Marchesan Bortolotto, Município de Nova Veneza

Orlando da Cruz Salvador, Reciclus

Talitha Finoto Fernandes, Green Eletron

Antônio Carlos Amaral, INPEV

Manuela, IBER

Graziela Bolan, Cirsures

Sabrine da Silva, Lambari

Schirlene Chegatti, FECAM

Município de Três Barras

Município de Garuva

Município de Concórdia

Município de Luiz Alves

Município de São João do Oeste

Município de Grão Pará

Município de Ituporanga

Município de Pomerode

Karina Teixeira, FAPESC

Daniela Quadros, FAPESC

Nelson de Oliveira, Casa Civil

EPAGRI

CIDASC

CEASA

Secretaria de Estado de Agricultura e da Pesca de Santa Catarina

Klabin

Município de Nova Veneza

AENOVE

Appso

SIMEC

Vanelise

AXON Engenharia e Meio Ambiente

Associação Neoveneziana de Turismo

Reserva São Francisco