• Dengue

WhatsApp Image 2023 11 14 at 13.47.00

 

Na última terça-feira, dia 14, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) por meio do Programa Penso, Logo Destino (PLD), em parceria com a Reciclus, realizou uma capacitação por videochamada para professores de Santa Catarina.

 

Em julho, a mesma formação foi realizada de modo presencial nos municípios de Antônio Carlos, Maracajá, Urussanga, Cunha Porã, Iporã do Oeste e Monte Castelo. Diante da solicitação de municípios não contemplados, Reciclus e IMA promoveram uma nova oportunidade, aberta a todas as regiões abrangidas pelo programa.

 

Sob a coordenação do professor Samuel Cunha, a Reciclus preparou um material didático direcionado especificamente para os educadores. Como parte de uma ação promovida pelo PLD foi apresentado e debatido um material de apoio às equipes pedagógicas para o desenvolvimento da educação ambiental diretamente com os professores.

 

WhatsApp Image 2023 11 17 at 16.36.26

 

O objetivo é incentivar e facilitar a aplicação transversal de conteúdos de educação ambiental nas escolas catarinenses, com foco especial em conteúdos relacionados à segregação e destinação de lâmpadas pós-consumo. “Com isso, o PLD trabalha para que os profissionais da educação se tornem agentes multiplicadores dos sistemas de logística reversa em Santa Catarina”, explicou o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.

 

 

Sobre o Programa

 

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e já conta com a adesão de 168 municípios catarinenses. O PLD tem como foco o envolvimento e a conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos, com o objetivo de tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e produz menos resíduos sólidos urbanos.

 

O PLD tem a meta de conquistar até 2024 a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes. Já em 2025, o cronograma do PLD prevê a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

 

A correta disposição dos resíduos sólidos é um tema que gera amplas discussões e mobiliza os estados brasileiros em busca de alternativas desde a criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305/2010.