• Dengue

 

53350205124 06625a3452 c

 

 Fotos: Roberto Zacarias/SECOM


O Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), realizou a entrega dos troféus aos vencedores do 24º Prêmio Fritz Müller. A premiação  tem como finalidade, reconhecer empresas e organizações que desenvolvem projetos em prol do meio ambiente no estado. A edição deste ano teve recorde de inscrições com a participação de 125 projetos ambientais sendo selecionados 12 cases vencedores e 2 menções honrosas.

 
A solenidade de entrega da honraria ocorreu na noite desta quarta-feira, 22, em Florianópolis, no salão principal do Lira Tênis Clube. Os projetos premiados envolvem novas ideias e tecnologias para conservação de recursos hídricos, preservação da vida silvestre, educação e gestão ambiental, recuperação de áreas degradadas, entre outras soluções que buscam reduzir os impactos negativos da atividade produtiva em relação ao meio ambiente.

53349885141 f1cb99b8e0 c

“A premiação além de ser um incentivo para que outros empreendimentos executem processos mais sustentáveis, nos mostra que é possível sim, unir de forma efetiva o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente, com o objetivo de garantir maior equilíbrio das atividades, e, consequentemente, salvaguardar os recursos naturais”, disse a presidente do IMA, Sheila Meirelles ao agradecer o apoio do governador do estado, Jorginho Mello ao IMA e em prol da área ambiental.

 
Todos os cases vencedores foram detalhados no Anuário Ambiental Fritz Müller 2023, lançado durante a solenidade com exemplares distribuídos aos convidados. A premiação é o maior reconhecimento ambiental do estado, sendo uma oportunidade para que empresas e organizações demonstrem como atuam ambientalmente a fim de garantirem maior equilíbrio das suas atividades, e, consequentemente, salvaguardar os recursos naturais.

53349012677 49e549f977 c

“Parabenizamos o IMA pela iniciativa, e também as instituições e organizações vencedoras por seus projetos que ajudam a preservar o meio ambiente. Que no próximo ano, todos possamos prestigiar novos cases e conhecer práticas ambientais que se destacam em prol conservação ambiental” disse o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto ao lembrar da época em que Fritz Müller também viveu parte da sua vida em Florianópolis, onde fez estudos que lhe deram projeção internacional.

53350205609 c04348bab6 c 


O evento também reverenciou o advogado Marcelo Buzaglo Dantas com o Prêmio Raulino Reitz de Conservação da Natureza por seus quase 30 anos de trabalho dedicado à causa ambiental. Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre e Doutor em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio de Doutoramento na Elisabeth Haub School of Law at Pace University (NY/EUA), Pós-Doutor e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí, Marcelo foi presidente da Comissão do Meio Ambiente da (OAB/SC) por dois mandatos e presidente da Comissão de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC).

Atualmente é membro das Comissões de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e do Conselho Federal da OAB. Ao longo dos anos, Marcelo foi autor, organizador e coordenador de dezenas de obras na área do Direito Ambiental, tendo ainda publicado mais de uma centena de artigos em livros e revistas especializadas brasileiras e internacionais.

 

53350114573 2b91f01c11 c 


Estiveram presentes na solenidade, o secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde em exercício, Guilherme Dallacosta, representando o governador do estado, Jorginho Mello; o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; secretários de estado e demais autoridades representando o Poder Judiciário e órgãos de controle, além de servidores do IMA, representantes das organizações e instituições vencedoras, patrocinadores e demais convidados.

 

53350333385 c9687757e9 c

 
A premiação contou com o patrocínio das empresas: ABecker Loteamentos; Adami S/A;  BTA Aditivos; Enebras Energia; Imobiliária Casa Nova e Primo Tedesco S.A.

O prêmio contempla 12 categorias: Agricultura Sustentável; Conservação de Insumos de Produção (Água); Conservação de Insumos de Produção (Energia); Conservação de Recursos Naturais e Vida Silvestre; Controle da Poluição; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Projetos Socioambientais; Reciclagem; Recuperação de Áreas Degradadas; Resíduos Sólidos; e Turismo Ecológico e Sustentável.

 

53349884861 50c4f5be7c c

 Mais fotos no álbum: https://www.flickr.com/photos/governosc/sets/72177720312873136/


 
Confira a lista dos vencedores desta edição por categoria:
 

Categoria: Agricultura Sustentável
Organização: Grupo Escola Municipal Reinaldo Kruger
Projeto: Bioponia – Cultivando Vida, Fomentando Ideias Sustentáveis
 
 
Categoria: Conservação de Insumos de Produção (Água)
Organização: BRF  
Projeto: Automação da Dosagem de Água no Processo de Resfriamento de Carcaças em um Frigorífico de Aves
 
 
Categoria: Conservação de Insumos de produção (Energia)
Organização: Grupo ND
Projeto: O Primeiro Conglomerado de Comunicação do Brasil Autossustentável em Energia Elétrica
 
 
Categoria: Conservação de Recursos Naturais e da Vida Silvestre
Organização: Klabin
Projeto: CINAT – Centro de Interpretação da Natureza na RPPNE Complexo Serra da Farofa
 
 
Categoria: Controle de Poluição
Organização: Aurora Coop
Projeto: Modernização das Estações de Tratamento de Efluentes Líquidos: Novo Sistema Controla Poluição e Traz Maior Eficiência e Controle Operacional
 
 
Categoria: Educação Ambiental
Organização: Instituto Federal Catarinense
Projeto: Programa de Extensão ReCicLa
 
 
Categoria: Gestão Ambiental
Organização: Portonave
Projeto: Gestão ESG
 
 
Categoria: Projetos Socioambientais
Organização: SCPAR Porto de Imbituba
Projeto: Projeto Costa Butiá
 
 
Categoria: Reciclagem
Organização: Thyssenkrupp Estaleiro
Projeto: Otimização de Tecnologias de Reciclagem de Resíduos – O Caminho do Aterro Zero
 
 
Categoria: Recuperação de Áreas Degradadas
Organização: Associação dos Municípios do Vale do Itapocu – AMVALI
Projeto: Projeto Mananciais – Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Itapocu para Produção de Água
 
 
Categoria: Resíduos Sólidos
Organização: Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais e Comerciais – CETRIC
Projeto: Ecoparque Bioenergético – Transformamos Resíduos em Oportunidades Valiosas
 
 
Categoria: Turismo Ecológico e Sustentável
Organização: Parque Unipraias
Projeto: Barco Escola – Expedição do Igarapé
 
 
Menções Honrosas
Categoria: Educação Ambiental
Organização: NSCTV
Projeto: Seriado de TV “Fique Bem” – Episódio “Você está comendo plástico, sem saber”
 
 
Categoria: Educação Ambiental
Organização: Parque Unipraias
Projeto: Programa de Educação Ambiental Parque Escola – Diversão Educa