• Dengue

WhatsApp Image 2023 11 25 at 18.39.48 1

A Reserva Biológica Estadual do Aguaí, administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), recebeu, no último sábado, dia 25, em sua Sede Administrativa, em Siderópolis, o Grupo Voluntário de Busca e Salvamento - GVBS. Esses voluntários fazem parte do Grupo de Prevenção e Apoio às Emergências na Serra Geral da Associação Serra Geral de Montanhismo PAESG/ ASGEM.

A ASGEM é uma entidade civil de caráter desportivo, de direito privado e sem fins lucrativos que tem como principal objetivo organizar e difundir a prática do montanhismo na região sul de Santa Catarina. Criada em 2004 possui foro na cidade de Criciúma/SC e através de ações voluntárias contribui para o aperfeiçoamento de seus mais de 180 associados promovendo capacitações, cursos, palestras, encontros e eventos.

Como principal objetivo, atua no desenvolvimento sustentável e seguro do montanhismo em todas as suas modalidades, respeitando as comunidades no entorno da montanha, promovendo e incentivando a preservação ambiental como forma de garantir para as novas gerações o direito a usufruírem da natureza em sua plenitude.

 WhatsApp Image 2023 11 25 at 18.39.47

O PAESG foi constituído para atender o estatuto da ASGEM, ou seja, para atuar no monitoramento e resgate de esportistas de montanha, através da criação de um Grupo de resgate em montanha. “Somos um grupo ativo, estamos sempre fazendo uma conexão harmoniosa com a montanha, natureza, bem-estar e a nossa comunidade da Serra Geral”, relata o Presidente da ASGEM, Elias Caetano.

A principal atribuição do Grupo é a Prevenção, através da capacitação de uma equipe que tem por finalidade disseminar as boas práticas da aventura segura, realizar o Levantamento, análise, valoração e tratamento dos riscos, existentes em cada tipo e local de atividade; atuar também como auxiliar, com seus conhecimentos técnicos e da área da Serra Geral Catarinense, às autoridades constituídas responsáveis pelas Operações de Busca e Salvamento na região.

 

WhatsApp Image 2023 11 25 at 18.39.49 1

Em 2022 e 2023, foram realizados 04 encontros presenciais, 14 capacitações on-line, 04 apoios a outros eventos na Sede e região da Rebio e 02 acompanhamentos a capacitações e vistorias do IMA-SC.

Muito importante à disponibilidade da Sede da Reserva/IMA, essa excelente instalação, que permite às atividades presenciais de capacitação dos voluntários que acontecem a cada dois meses, bem como, a montagem de um Centro de Coordenação de Operações e o apoio logístico com cozinha para a confecção da alimentação das equipes, alojamentos e estacionamento para os diversos veículos empregados, por ocasião dos treinamentos e simulados”, comentou o coordenador do PAESG, Tony Provesano.

 

WhatsApp Image 2023 11 25 at 18.39.49

Esse encontro do Grupo do PAESG/ASGEM marca o encerramento das atividades teóricas e práticas de 2023; nessa oportunidade, os integrantes participaram de uma Instrução de Primeiros Socorros com foco em BLS Basic Life Suport (Suporte de Vida Básico) Avaliação da Cena, Avaliação da Vítima, Manobras de Abertura e Desobstrução de Vias Aéreas e de Reanimação Cardio Pulmonar.

O projeto compõe um conjunto de atividades promovidas no entorno da Unidade de Conservação Reserva Biológica Estadual do Aguaí que além de proteger uma área importantíssima da biodiversidade do Estado de Santa Catarina ainda tem uma rede de parceiros que trabalha firmemente com as comunidades do seu entorno”, destaca o Gerente de Áreas Naturais Protegidas (GEANP), Filipe Lemser.