• Dengue

8aeae283 9ea1 4764 bb0a a20c874ee931

Imagem: Divulgação ArcelorMittal

 

O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) concedeu à unidade Vega da ArcelorMittal, indústria de beneficiamento do aço do Norte de Santa Catarina, a Licença Ambiental (LAO) para a operação do Projeto CMC, a maior expansão da história da unidade. O projeto contempla a operação de uma terceira linha de Galvanização e Recozimento Contínuo, um processo de última geração que atua em sistema combiline, proporcionando uma linha de produção flexível e adaptável às demandas do mercado.

A proteção e a recuperação ambiental são os pilares que norteiam o trabalho do IMA, principalmente, dentro do rito de licenciamento ambiental, cujo objetivo é contribuir com o desenvolvimento econômico e sustentável em Santa Catarina sem deixar de priorizar o controle ambiental no estado envolvendo todos os ecossistemas. Desta forma, essa é mais uma licença ambiental importante que demonstra esse compromisso e visa garantir o pleno controle ambiental da atividade”, comentou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Iniciada em 2021, com um investimento de US$ 350 milhões, a expansão faz parte da estratégia global da ArcelorMittal e projeta um aumento da capacidade de produção da unidade de SC de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de aço ao ano. Além disso, vai diversificar o portfólio de produtos da multinacional e ampliar sua competitividade. Um dos objetivos é fortalecer a atuação da ArcelorMittal no mercado automotivo, ampliando o mix de produtos de alto valor agregado que a unidade já oferece a este segmento.

O licenciamento comprova, além do cumprimento das licenças anteriores, o compromisso da ArcelorMittal em adotar medidas de controle ambiental e conservação do meio ambiente, atendendo a todas as condicionantes determinadas para esta operação e com manutenção dos recursos necessários à sustentabilidade do negócio e do ecossistema da nossa região”, destaca Sandro Sambaqui, Diretor da unidade da ArcelorMittal,em Santa Catarina.

Com a expansão, outra novidade é a produção pela primeira vez nas Américas do aço Magnelis®, produto exclusivo ArcelorMittal com alta aplicabilidade em diferentes segmentos, como o de energia solar, agricultura, infraestrutura rodoviária e construção civil.

Em 2023, a unidade Vega da ArcelorMittal completou 20 anos de operação em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina. A unidade atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos que atendem principalmente os setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. 

 

A unidade também se tornou a primeira indústria do aço da Região Sul e uma das primeiras do Brasil a conquistar a certificação internacional ResponsibleSteel ™, que estabelece padrões internacionais de processamento e produção responsável do aço, reconhecendo o alto padrão dos processos de produção da unidade e ações realizadas em prol da transformação social, sustentabilidade, diversidade e inclusão em sua região.