• Dengue

e Dia do Oceanógrafo 25

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) informa que a atualização da Instrução Normativa (IN) 70, referente à retificação e canalização de curso de água está disponível no site do IMA neste link: https://in.ima.sc.gov.br

 

A IN-70 define a documentação necessária ao licenciamento e estabelece critérios para apresentação dos planos, programas e projetos ambientais para implantação de obras de retificação e canalização de cursos d’água de pequeno, médio e grande porte.
O documento inclui o procedimento para retificação de cursos d'água, em no máximo 50 m (cinquenta metros) de extensão em áreas antropizadas, visando a contenção de processos erosivos, segurança de edificações e de vias públicas e canalização ou tubulação de cursos d'água em área urbana, em no máximo 100 m (cem metros) lineares de extensão entre trechos já tubulados ou canalizados, conforme Resolução CONSEMA nº 128/2019 e Resolução CONSEMA nº 185/2021 respectivamente.

 

Sobre as INs

As Instruções Normativas (INs) são documentos oficiais publicados e estabelecem critérios, conceitos e procedimentos a serem observados no licenciamento ambiental para atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais no âmbito das competências atribuídas ao estado de Santa Catarina. Toda IN que passa por atualização ou reformulação está disponível no site do IMA e pode ser consultada a qualquer momento.

Lembramos que o histórico das Instruções Normativas (Ins) está disponível no nosso site https://in.ima.sc.gov.br/. Neste espaço é possível encontrar o registro das versões anteriores, inclusive as que foram revogadas. Os documentos estão disponíveis de forma organizada para consulta e utilização nos estudos ambientais, acadêmicos e processos administrativos.