• Dengue

sobrevoo tabuleiro

As chamas foram controladas com trabalho integrado do CBMSC, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar – Foto: Jonatã Rocha / Secom

O governador Jorginho Mello sobrevoou nesta terça-feira, 26, a área atingida por incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O governador, juntamente do comandante-geral do CBMSC, Fabiano de Souza, acompanhou os trabalhos dos bombeiros militares de combate às chamas no último foco de incêndio ainda restante. O fogo na região está controlado.

“Vim de perto verificar o que aconteceu, agora as causas serão investigadas. Esse é um parque importante pra gente, então temos que ficar muito preocupados, pra que eventos como esse não ocorram mais. Foi uma noite de apreensão, pra quem mora aqui, o fogo chegou próximo das residências, mas com o trabalho duro dos Bombeiros, da Polícia, a gente conseguiu debelar”, frisou o governador Jorginho Mello.

O Corpo de Bombeiros Militar manterá o monitoramento da área nas próximas horas com uma equipe permanente no quartel do Bairro Pinheira, a qual realizará rondas por toda a região. Nesse momento, não foi visualizado nenhum outro foco de incêndio, dessa forma, o efetivo de reforço retorna aos quartéis de origem e ficarão de prontidão, caso haja novo acionamento.

As chamas começaram na manhã de segunda-feira, 25, quando o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado. O foco inicial foi identificado na Passagem do Maciambu. Em seguida, um segundo incêndio foi detectado na Rodovia Evádio Paulo Broering. O fogo, que durou cerca de 23 horas, atingiu uma área de cerca de 200 hectares e teve uma queima bastante irregular.

Com apoio da aeronave Arcanjo-01 do BOA/CBMSC, os bombeiros miliares combateram em solo, obtendo êxito no controle das chamas. Equipes da Polícia Militar Ambiental (PMA) e do helicóptero Águia da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) também atuaram neste atendimento e contribuíram para o combate.

53422903170 d700393904 k

A presidente do  Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Sheila Meirelles, juntamente com  a equipe técnica do órgão ambiental, também esteve presente no local acompanhando as ações. O IMA administra o Parque da Serra do Tabuleiro em parceria com a co-gestora da Unidade de Conservação, Instituto Çarakura; o Instituto Tabuleiro, e as demais instituições que fazem parte do Plano de Contingência (PLACON) de enfrentamento aos incêndios na Baixada do Maciambú, que continuarão realizando ações de fiscalização, a exemplo das constantes rondas preventivas no entorno do parque.

Além da restauração ambiental, a Diretoria de Biodiversidade e Florestas do IMA, reforça que o trabalho para conscientizar e orientar a população também continuará para estimular as pessoas a adotarem comportamentos imprescindíveis à conservação ambiental como: não realizar queimada de lixo, entulhos, bitucas de cigarro em meio à vegetação, queima de fogos de artifício e extração ilegal da resina de Pinus que é altamente inflamável, visto que a maioria dos incêndios na área são provocados por ação humana intencional.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Palhoça e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, está atuando no caso para apurar a causa do incêndio e quem foram os possíveis autores.

 

DJI 0816 Original

 Foto: Adrio Centeno/IMA

Sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975, com o objetivo de proteger a biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. A unidade é administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o apoio do Governo do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes.

Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.