• Dengue

 Ricardo Trida Secom

Foto: Ricardo Trida/Secom

 

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga o quinto relatório de balneabilidade da temporada 2023-2024. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 117 estão próprios para banho, o que representa 49,16%. Em Florianópolis, dos 87 pontos, 46 estão adequados para banho, o que equivale a 52,87%.

 

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Paulo Lopes, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas sobre o relatório nº 05 da temporada podem ser conferidas na íntegra neste link:

https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/relatorio/downloadPDF/2024-01-05

 

No site www.balneabilidade.ima.sc.gov.br as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar as datas das últimas coletas e o resultado mais atualizado da propriedade de determinado ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa ou conferir o menu histórico do ponto desejado.

 

 

Frequência das coletas aumentará em 82 pontos a partir da próxima semana

De acordo com o cronograma pré-definido para o mês de janeiro de 2024  a partir da semana do dia 8 de janeiro, com o apoio dos órgãos parceiros, o IMA dará início ao aumento da frequência das coletas em 82 pontos definidos pelo Termo de Cooperação entre Órgãos EstaduaisDesta forma, às segundas e terças, será realizada a 1ª coleta da semana em todos os 238 pontos monitorados. Na quarta-feira, ocorrerá a 2ª coleta nos 82 pontos distribuídos em Balneário Camboriú (Praia Central), Balneário Piçarras, Bombinhas, Rota Norte Florianópolis, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Já na quinta-feira, a 3ª coleta será nos 10 pontos de Balneário Camboriú (Praia Central) e 26 pontos em Florianópolis (Praias da Rota Norte).

O laboratório do IMA, realizará a emissão de relatórios às quartas-feiras (referente a coleta 1 dos 238 pontos), às quintas-feiras (referente à 2ª coleta nos 82 pontos) e às sextas-feiras (referente à 3ª coleta nos 36 pontos distribuídos em Balneário Camboriú e Florianópolis). Todo cidadão poderá conferir os resultados que estarão disponíveis no site:

https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/

Às sextas-feiras, a assessoria de comunicação do IMA continuará a divulgar um release com o balanço da semana.

 



Metodologia e legislação


As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.


Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado “PRÓPRIO” quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado “IMPRÓPRIO” quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

 



Atenção aos banhistas


Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.



Divulgação


O Programa de Monitoramento do IMA segue um cronograma de coletas prévio à realização das mesmas, de modo a prover transparência e publicidade ao processo. Desta forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá coleta em determinado ponto.

 

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/ e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

 

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local. O site também possui o menu “histórico”, um espaço de pesquisa onde é possível acessar as datas das coletas e todos os resultados dos pontos amostrados.

 

De novembro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente, e às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e outubro, a pesquisa e a divulgação são mensais.