WhatsApp Image 2024 01 29 at 17.33.22

Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental

Assim que o acidente foi registrado na Serra Dona Francisca, em Joinville, na manhã desta segunda-feira, 29, envolvendo um caminhão carregado com produto perigoso, o Governo do Estado mobilizou as equipes da Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar Rodoviária, Instituto do Meio Ambiente e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. O veículo colidiu no barranco da curva do Mirante, próximo ao Km 14 da SC-418, ocasionado o derramando ácido sulfônico sobre a pista.

Como atingiu o Rio Seco, algumas medidas já foram adotadas como fechamento do acesso para não captar água do rio. Além disso a Defesa Civil de Santa Catarina encaminhou mensagens de SMS direcionadas para Araquari e Joinville orientando a população para diminuir o consumo de água, tanto humano quanto animal. O órgão também está está trabalhando em conjunto com a prefeitura de Joinville.

O Instituto do Meio Ambiente tomou providências para monitorar o meio ambiente do local: a atuação do IMA é avaliar extensão do dano, juntamente com a Polícia Militar Ambiental, levantando todo o panorama do dano ambiental causado na região.

WhatsApp Image 2024 01 29 at 17.33.53

Foto: Divulgação / IMA

De acordo com informações do IMA, a empresa responsável pela carga tem seguro ambiental e está fazendo o transbordo do que sobrou do produto, a contenção e a limpeza. Por ser à base de detergente, o derramamento gerou muita espuma.

Já a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente, da DIC de Joinville, instaurou inquérito policial para apurar causas e responsabilidades envolvendo o tombamento do caminhão. O veículo transportava ácido sulfônico e, em função do acidente, o produto escorreu e chegou até o Rio Cubatão.

De acordo com a delegada Tânia Harada, responsável pela investigação, o local já periciado e a empresa responsável pelo transporte já está identificada. A delegada informou ainda que será pedida uma perícia no caminhão e o DNIT será oficiado para verificar eventual irregularidade no transporte da carga.