Foto Divulgação IMA

Foto: Divulgação/IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu o Auto de Infração Ambiental (AIA), na tarde desta sexta-feira, 02, e autuou por poluição ambiental, a empresa responsável pelo derramamento de ácido sulfônico na Serra Dona Francisca, em Joinville, após o acidente com o caminhão que transportava a carga. A partir de agora, a empresa tem prazo de dois dias para responder à notificação e 20 dias para defesa do Auto.

O IMA entregou a notificação técnica para que a empresa inicie amplo monitoramento da fauna e dos recursos hídricos impactados pelo produto, para que se constatado prejuízos ao meio ambiente, a mesma possa prover a restauração ambiental; reintrodução de fauna e remediação de área contaminada, se houver.

O IMA informa, que os técnicos do órgão seguem auxiliando no trabalho de limpeza que está sendo executado pelos profissionais da empresa especializada em emergência ambiental contratada pelos responsáveis pela carga. A força-tarefa consiste no resgate de cerca de 20 tonéis que estão em local de difícil acesso. Em função disso, o IMA reforça que alguns picos de vazamento ainda podem ocorrer na área, portanto, a orientação é que até a finalização do trabalho e dos estudos de impacto ambiental, a população evite o contato direto com a água e a vegetação que encontram-se nos arredores do local onde ocorreu o acidente.

Em relação à qualidade da água captada para consumo humano, a Companhia de Águas de Joinville – ETA/Cubatão, que faz a captação e o monitoramento da qualidade da água, com análises a cada 30 minutos, já informou que o abastecimento de água foi normalizado, o uso da água tratada é seguro, e que continuará fazendo o acompanhamento até que todo o material que caiu do caminhão seja retirado da área.