• Dengue

 

Foto RIMA Pitiguari Divulgação

 

Foto: RIMA Pitiguari/ Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu a concessão da Licença Ambiental de Instalação (LAI) para o empreendimento composto por duas Linhas de Transmissão de 230 kV, uma em circuito duplo, e outra em circuito simples, denominadas LT 230 kV Abdon Batista – Videira C1 e C2 – Circuito Duplo, e LT 230 kV Abdon Batista – Barra Grande C3 – Circuito Simples.

Com um investimento de R$ 235 milhões e um cronograma de implantação de 11 a 13 meses, o projeto prevê a contratação de 417 profissionais no pico da obra, abrangendo tanto mão de obra direta, presente nas frentes de obra e em campo, quanto indireta, em cargos de gestão, administração e controle de planejamento das obras.

O empreendimento tem como objetivo fortalecer a capacidade da rede elétrica já existente em Santa Catarina, promovendo assim um aumento na confiabilidade do sistema elétrico.

“É um projeto super importante que atenderá a crescente demanda de energia na região Oeste e Serrana do estado de Santa Catarina”, comenta o governador do estado, Jorginho Mello.

A extensão total do projeto é de aproximadamente 88,7 km, abrangendo seis municípios: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Campos Novos, Tangará, Vargem e Videira. Com o intuito de garantir a integração eficiente destas linhas, está prevista a ampliação da Subestação Videira, enquanto nas Subestações Abdon Batista e Barra Grande, as entradas de linha ocorrerão em áreas de pátio já existentes.

A presidente do IMA, Sheila Meirelles, destaca a importância deste empreendimento para o desenvolvimento do estado.

“A concessão da Licença Ambiental de Instalação reflete o compromisso do Instituto em conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. O IMA continuará a monitorar de perto o projeto, garantindo que todas as questões ambientais sejam estritamente observadas e implementadas ao longo de cada fase, reforçando assim a responsabilidade ambiental durante todo o ciclo de vida do empreendimento”, explica.

O empreendimento é respaldado pelo Contrato de Concessão do Serviço Público de Transmissão de Energia Elétrica nº 15/2022-ANEEL, conferido à Pitiguari Transmissora de Energia Elétrica S.A., uma empresa do Grupo TAESA. A Pitiguari Transmissora de Energia Elétrica S.A. será responsável pelo planejamento, implantação, operação e manutenção das instalações elétricas do Lote 10, leiloado durante o certame ANEEL nº 001/2022, realizado em 30/06/2022.