WhatsApp Image 2024 02 23 at 06.49.37

O Programa Penso, Logo Destino (PLD), desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), foi apresentado esta semana aos municípios abrangidos pelas Coordenadorias Regionais do Meio Ambiente de Joaçaba, Chapecó e Caçador. Entre os dias 20 e 23 de fevereiro, foram realizados encontros nas cidades de Xanxerê, Chapecó, Joaçaba e Videira. No total, 83 municípios estão envolvidos na iniciativa, com a participação de aproximadamente 200 representantes.

Os eventos contaram com a presença do Coordenador Estadual do Programa PLD, Cicero Luís Brasil, e foram promovidos em parceria com as associações de municípios, como: Associação dos Municípios do Meio Oeste de SC (AMMOC), Associação dos Municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC), Associação Municípios Noroeste de Santa Catarina (AMNOROESTE), Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS) e Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI).

O próximo passo é a formalização da adesão dos municípios interessados e posterior início das atividades de capacitação e operacionalização.

WhatsApp Image 2024 02 23 at 17.38.29

Sobre o programa

O PLD tem como objetivo conscientizar e engajar todos os catarinenses no correto descarte de resíduos sólidos. Santa Catarina se tornou o primeiro estado brasileiro a implementar a Logística Reversa, atuando como intermediário entre comerciantes, administrações municipais e a população. O programa abrange o descarte adequado de diversos materiais, como pilhas, baterias, eletrônicos, lâmpadas, pneus e embalagens de agrotóxicos.

A meta do PLD é alcançar a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes até o final deste ano. Em 2025, está prevista a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

No ano de 2023, as ações do Programa Penso, Logo Destino resultaram no recolhimento e destinação correta de mais de 66 mil quilos de pilhas e eletroeletrônicos, quase 190 mil unidades de lâmpadas e mais de 39 mil pneus. Além disso, o programa capacitou mais de 1.400 agentes multiplicadores, incluindo mais de 300 professores do ensino fundamental.

WhatsApp Image 2024 02 23 at 17.38.18

WhatsApp Image 2024 02 23 at 17.38