WhatsApp Image 2024 02 28 at 14.24.18

Nesta quarta-feira, 28, foi realizada a primeira coleta de resíduos eletroeletrônicos pelo Programa Penso, Logo Destino (PLD) do IMA, nos municípios de Bombinhas e Navegantes. Foram recolhidos itens como televisões, impressoras, telefones, controles remotos, estabilizadores, notebooks, computadores de mesa (desktop), microondas, liquidificadores, entre outros.

O recolhimento em Bombinhas e Navegantes foi possível devido à colaboração da Entidade Gestora (Weee.do – Logística Reversa de eletroeletrônicos), dos Coordenadores Municipais Marcos Zaleski (Navegantes) e Letícia Frozza Teive (Bombinhas), e especialmente do Sr. Nelson, responsável pelo PEV de Navegantes.

No mês de março o PLD realizará recolhimentos nas CODAMs de Florianópolis, Tubarão e Criciúma.

WhatsApp Image 2024 02 28 at 14.24.17

Qual o caminho correto da destinação dos resíduos?

1º passo: A população vai até os Pontos de Entrega Voluntária (PEV)  levando seus resíduos;

2º passo: Após atingir certa quantidade, os coordenadores municipais do PLD comunicam ao IMA a necessidade de coleta;

3º passo: O IMA, a Entidade Gestora e os coordenadores municipais combinam a data ideal para a coleta;

4º passo: Acontece o recolhimento;

5º passo: Os resíduos chegam às empresas para reciclagem e/ou reaproveitamento;

WhatsApp Image 2024 02 28 at 14.24.19 1

O que é o Programa Penso, Logo Destino?

É um Programa que tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses no descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

O que é Logística Reversa?

Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (Lei Federal 12.305/2010).

O que são Entidades Gestoras?

São pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, constituídas pelas fabricantes e importadoras ou associações de fabricantes e importadores, e que têm como o objetivo estruturar, implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa.

Onde encontrar um ponto para destinar resíduos?

Para localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo de você, pesquisando neste link: https://pld.ima.sc.gov.br/.

Conheça o Programa Penso, Logo Destino acessando a página: https://www.ima.sc.gov.br/index.php/qualidade-ambiental/programa-penso-logo-destino

WhatsApp Image 2024 02 28 at 14.24.19