• Dengue

WhatsApp Image 2024 03 05 at 16.41.24

 

No dia 05 de março, no período da manhã, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) foi cientificado da presença de mortandade de peixes na costa do Município de São José/SC. Imediatamente, foi mobilizada equipe da Gerência de Laboratório e Medições Ambientais para a coleta de amostras e avaliação das possíveis causas do evento.

WhatsApp Image 2024 03 05 at 19.10.40

Na manhã de hoje, 06 de março, as amostras foram analisadas no Laboratório Oficial de Análise de Resíduos e Contaminantes em Recursos Pesqueiros (Laqua) do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Itajaí/SC. Participaram da análise o oceanógrafo do IMA, Dr. Carlos Eduardo J. A. Tibiriçá, e a bióloga do IFSC, Thatiana de Oliveira Pinto.

A análise qualitativa inicial indicou a presença de uma floração de dinoflagelados do gênero Karenia, frequentemente associados a mortalidade de peixes e invertebrados marinhos em todo o mundo, inclusive no Brasil*. Esse tipo de evento é comum nas zonas costeiras de vários países e podem ser provocados por fatores naturais e/ou de origem humana.

WhatsApp Image 2024 03 06 at 11.39.59

Os dinoflagelados são algas microscópicas que ocorrem naturalmente em todos os ambientes aquáticos do planeta. As microalgas são responsáveis por cerca de 50% do ar que respiramos e têm um papel fundamental na manutenção de toda a vida no planeta. 

Entretanto, em certas condições, algumas espécies podem passar a se multiplicar de forma rápida, em eventos que são chamados de florações. Nem todas as florações são nocivas aos animais, mas quando envolvem espécies prejudiciais, como a Karenia spp., é comum que haja efeitos negativos para peixes, invertebrados e até para o ser humano.

WhatsApp Image 2024 03 06 at 14.39.59

No caso de São José/SC, os resultados preliminares sustentam a hipótese de que a mortalidade de peixes observada nas praias no dia 05/03/2024 foi causada por uma floração de uma espécie ainda não identificada de Karenia spp. Os fatos que reforçam essa hipótese são: (1) A observação qualitativa de amostras de água do mar coletadas na região onde ocorreu a mortandade de peixes indicou a presença massiva e dominante (floração) da microalga nociva Karenia spp.; (2) O gênero Karenia possui várias espécies já associadas a mortalidade de fauna, inclusive no Brasil*; (3) Trata-se de ambiente marinho costeiro com circulação de água, o que permite a fuga de peixes frente a outros agentes nocivos; (4) Não há relatos de quaisquer tipo de acidentes ou vazamentos de contaminantes que possam ter provocado essa mortandade; e (5) A análise quantitativa identificou uma concentração significativa de Karenia spp. nos dois pontos amostrados, com 13.219.556 cél./L no ponto 01 e 23.434.667 cél./L no ponto 02. A densidade celular encontrada nas amostras não é usual e representa um evento de grande escala, podendo afetar áreas próximas na região.

WhatsApp Image 2024 03 06 at 11.57.18

Portanto, as análises preliminares do IMA, em parceria com o IFSC, não descartam a hipótese de que a mortalidade de peixes ocorrida 05 de março de 2024 em São José/SC seja reflexo de uma floração do dinoflagelado Karenia spp. Esse tipo de evento é comum em diversas partes do planeta e pode ser provocado por fatores naturais e/ou de origem humana. Novas análises estão sendo conduzidas para reforçar ou refutar a hipótese apontada para esse evento.

*Lassus, P., Chomerat, N., Hess, P., Nezan, E. Toxic and Harmful Microalgae of the World Ocean. IOC UNESCO, 2016, 523p.