• Dengue
WhatsApp Image 2024 03 07 at 12.58.16 1
 
Na quinta-feira, 07, a equipe do Programa Penso, Logo Destino (PLD) de Mafra, acompanhada pelo Coordenador Regional do Meio Ambiente do IMA em Mafra, Jaironei Deretti, participou da reunião do Conselho Municipal de Saneamento Básico – (COMSAB), apresentando o programa para os participantes. O COMSAB tem como objetivo ampliar discussões relacionadas às ações de saneamento básico, a fim de alcançar metas e continuar fazendo do conselho uma ferramenta importante no desenvolvimento social do município, contando com representantes da Sociedade Civil de Mafra, de Secretarias Municipais e outros órgãos públicos. O diálogo entre o Instituto do Meio Ambiente deSanta Catarina (IMA), por meio do PLD e o COMSAB teve como objetivo, divulgar as ações do PLD na região, assim como mobilizar os diferentes entes envolvidos para a participação nas ações de logística reversa. 
 
WhatsApp Image 2024 03 07 at 12.59.02 1
 

O que é o Programa Penso, Logo Destino?

O Programa Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e tem por finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses no descarte correto dos resíduos sólidos, tornando Santa Catarina o primeiro estado brasileiro a fazer a articulação da Logística Reversa.

O que é Logística Reversa?

Conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada (Lei Federal 12.305/2010).

O que são Entidades Gestoras?

São pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, constituídas pelas fabricantes e importadoras ou associações de fabricantes e importadores, e que têm como o objetivo estruturar, implementar e operacionalizar o sistema de logística reversa.

Onde encontrar um ponto para destinar resíduos?

Para localizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo de você, pesquisando neste link: https://pld.ima.sc.gov.br/.

Conheça o Programa Penso, Logo Destino acessando a páginahttps://www.ima.sc.gov.br/index.php/qualidade-ambiental/programa-penso-logo-destino