WhatsApp Image 2024 03 14 at 14.52.42

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), através do Programa Penso, Logo Destino, em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Entidade Gestora RECICLANIP, promoverá, nesta sexta-feira, 15 de março, uma capacitação para a Campanha de Recolhimento de Pneus Inservíveis do primeiro semestre de 2024.

O objetivo desta iniciativa é orientar os municípios participantes sobre os procedimentos da campanha e as melhores práticas para o armazenamento adequado dos pneus. Além disso, o IMA planeja realizar visitas aos locais de armazenamento para fornecer orientações e esclarecer dúvidas.

Nesta edição, um total de 84 municípios se inscreveram, abrangendo 15 coordenadorias do IMA. Após esta etapa, será estabelecido um prazo para o armazenamento dos pneus inservíveis, seguido pelo recolhimento programado para ocorrer entre os dias 20 de maio e 11 de junho.

Dengue

O Aedes aegypti tem como criadouros os mais variados recipientes que possam acumular água parada. Os mais comuns são pneus sem uso, latas, garrafas, pratos dos vasos de plantas, caixas d’água descobertas, calhas, piscinas e vasos sanitários sem uso. A fêmea do mosquito pode, também, depositar seus ovos nas paredes internas de bebedouros de animais e em ralos desativados, lajes e em plantas como as bromélias.

O estado já contabiliza, neste ano, mais de quatro mil casos prováveis da doença. Além disso, um óbito já foi confirmado.

A infecção pelo vírus dengue varia desde formas mais leves até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Os sintomas mais comuns da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda de pressão e sangramento de mucosas já são sinais de alarme da doença, indicando a necessidade de procura imediata do serviço de saúde.

A hidratação intensa é uma das principais medidas de tratamento, sendo importante que as pessoas com sintomas se hidratem desde o momento de espera pelo atendimento.

Confira aqui o cronograma da campanha no link: