WhatsApp Image 2024 03 14 at 13.54.17 1

Nesta quinta-feira, 14, foi realizado mais uma ação de recolhimento de pneus através do Programa Penso, Logo Destino (PLD) no município de Canoinhas. A equipe da Coordenadoria Regional do Meio Ambiente (CODAM) de Canoinhas, acompanhou a ação, que também representa um reforço no combate aos focos da dengue.

Essa união é fundamental para a realização das ações e cada um pode fazer a sua parte, pois além de separar os itens da logística reversa, pneus, pilhas e baterias, lâmpadas, frascos de agrotóxicos e lubrificantes, eletroeletrônicos, é necessário garantir que o armazenamento deles ocorra de forma correta, seguro e com destinação adequada”, comentou a coordenadora Regional do Meio Ambiente do IMA em Canoinhas, Zenici Dreher Herbst.

No próximo mês, mais ações para o carregamento de outros itens da Logística Reversa como eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias também serão realizados na cidade.

WhatsApp Image 2024 03 14 at 13.54.17

Sobre o PLD

O Programa Penso, Logo Destino (PLD) foi idealizado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) com o objetivo conscientizar e engajar todos os catarinenses no correto descarte de resíduos sólidos. Santa Catarina se tornou o primeiro estado brasileiro a implementar a Logística Reversa, atuando como intermediário entre comerciantes, administrações municipais e a população. O programa abrange o descarte adequado de diversos materiais, como pilhas, baterias, eletrônicos, lâmpadas, pneus e embalagens de agrotóxicos.

A meta do PLD é alcançar a adesão de 224 municípios com até 20 mil habitantes até o final deste ano. Em 2025, está prevista a inclusão dos municípios de médio porte, com população entre 20 mil e 50 mil habitantes, e em 2026, o objetivo é garantir a adesão das grandes cidades com mais de 50 mil habitantes.

No ano de 2023, as ações do Programa Penso, Logo Destino resultaram no recolhimento e destinação correta de mais de 66 mil quilos de pilhas e eletroeletrônicos, quase 190 mil unidades de lâmpadas e mais de 39 mil pneus. Além disso, o programa capacitou mais de 1.400 agentes multiplicadores, incluindo mais de 300 professores do ensino fundamental.