Parque Acarai Adrio centeno

Foto: Adrio Centeno

O Iº Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil (I Ercob Sul) ocorre nos dias 20, 21 e 22 de março, no auditório Antonieta de Barros, na Alesc. O encontro deve reunir cerca de 500 profissionais e gestores públicos para debater e promover a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No encontro, serão apresentados painéis sobre hidrologia e monitoramento de bacia; educação ambiental voltada aos recursos hídricos; iniciativas bem sucedidas, panorama, avanços e desafios dos comitês; conflitos, outorga, mediação e escassez no uso da água; ações estruturais e não estruturais para minimizar impactos das secas e inundações (segurança de barragens); monitoramento hidrometeorológico e protocolos de ação para eventos hidrológicos críticos; gestão compartilhada das bacias interestaduais e outros temas.

“A ideia é pensar a gestão dos recursos hídricos integrada pelos três estados do Sul. O objetivo é otimizar estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios, como os eventos climáticos extremos e a escassez hídrica”, explica o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi.

O encontro é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae/SC), Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC) e Fóruns dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos três estados do Sul. “O encontro representa uma agenda de trabalho muito relevante para a área ambiental, além de ser também um momento crucial para o compartilhamento das boas práticas, estudos e definição de ações integradas e efetivas entre os estados do Sul com o objetivo de garantir a conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento econômico sustentável da região”, reforçou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Saiba mais:

Iº Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil (Iº Ercob Sul)

Dias 20, 21 e 22 de março

Auditório Antonieta de Barros – Alesc.

Mais informações e inscrições: https://www.even3.com.br/ercobsul2024/